Logo CNA

Produtores de Iraí de Minas aprendem a fabricar queijos especiais
20160914115135 fileid laticinios mesa interna 0 978938002015150610831

Curso ensina desde técnicas de higiene à produção dos laticínios

15 de setembro 2016
Por Senar

Produtores rurais da região de Iraí de Minas, no Alto Paranaíba, participaram do treinamento Fabricação de Laticínios / Produtos Especiais promovido pelo SENAR Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Iraí de Minas.

O treinamento ocorreu na comunidade rural de Vendinha, a aproximadamente 15 quilômetros da cidade, onde predomina a produção de leite. A maior parte dos participantes já produzia o queijo fresco, famoso “queijo de Minas”, mas aprenderam os tipos especiais da iguaria, como os queijos provolone, morbier, parmesão, coalho e prato. “Os participantes agora poderão diversificar os produtos, aumentar a renda familiar, e contribuir para melhorar a alimentação das pessoas”, destaca a instrutora do curso e economista doméstica Aparecida Alves.

Sílvia Silva e o marido produzem leite há 20 anos na mesma região. Atualmente produzem aproximadamente 350 litros de leite por dia. Parte da produção é vendida para uma cooperativa, e o restante é transformado em queijo fresco e queijo muçarela. Os produtos são comercializados na Feira do Produtor Rural de Iraí de Minas, que ocorre aos sábados na praça da igreja matriz. Após o treinamento, Sílvia está disposta a evoluir nos negócios. “Quem compra meus queijos não compra de mais ninguém. Agora quero fazer os queijos finos para comercializar e espero aumentar minha renda”, relata a produtora.

Mas o treinamento vai além da diversificação de produtos. “Os participantes também recebem orientações sobre técnicas de higiene durante a produção, conservação dos queijos, rotulagem e embalagem, além de análises e pasteurização do leite, e ainda as leis em que se apoiam os órgãos fiscalizadores da produção artesanal de queijos”, detalha a instrutora.

Rosana Souza também participou do treinamento. Ela e o marido produzem aproximadamente 50 litros de leite por dia. Tudo vira queijo fresco, que é comercializado em supermercados de toda a cidade. “Fiquei impressionada com tantos detalhes na produção dos queijos. É tudo muito organizado, a cozinha é muito bem higienizada, e tudo tem seu devido lugar”, revela.

A mobilizadora do sindicato de Iraí de Minas, Josiane de Andrade, ressaltou a importância do treinamento para os produtores de queijos. “Valoriza o produto deles. É difícil trabalhar com leite, tem época que está bom, tem época que está ruim, mas tendo conhecimento, dá pra agregar valor nos produtos e nunca deixar de lucrar”, aponta.

O gerente regional do SENAR Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, destaca que o curso foi uma segunda etapa para os participantes. “Na primeira, foram trabalhados os produtos mais comuns e desta vez os queijos finos, de alto valor agregado. Esperamos contribuir ainda mais para o aumento da renda dos nossos produtores rurais”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas