Logo CNA

Espírito Santo

Programa Agro Capixaba visa capacitar e reconhecer produtores e sindicatos rurais
Agro Capixaba

Objetivo é premiar os esforços de produtores rurais, agentes de mobilização e sindicatos rurais

26 de setembro 2024

Por: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Com o objetivo de destacar e reconhecer os esforços e realizações dos produtores rurais, agentes de mobilização e Sindicatos Rurais do Espírito Santo, o Sistema Faes / Senar-ES criou o Programa Agro Capixaba. Este Programa tem como propósito valorizar e promover o trabalho desses profissionais e, consequentemente, fortalecer a entidade ampliando o impacto e a eficiência das ações voltadas para o desenvolvimento rural das famílias capixabas.

O Agro Capixaba contemplará Capacitações Técnicas e Encontros Regionais com os produtores rurais, que serão realizados na Região Sul, Norte e Central do Espírito Santo, com o intuito de estreitar relações e aumentar a representatividade do Sistema.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, comenta a importância da criação do Agro Capixaba. “A implementação das ações de fortalecimento deste Programa traz benefícios a classe rural capixaba e contribuem para o desenvolvimento do setor agropecuário no Estado", afirma.

Por meio dos Encontros Regionais propostos pelo Programa, demandas serão atendidas e informações das Comissões e dos serviços disponibilizados serão divulgados. Enquanto as Capacitações Técnicas devem agregar conhecimento sobre temas importantes para a classe rural.

“Quando idealizamos o Programa Agro Capixaba, nosso principal objetivo foi fortalecer e aumentar a visibilidade do Sistema. Esse programa visa expandir o alcance e o reconhecimento dessas entidades junto aos produtores rurais e à sociedade em geral”, conta a analista técnica da Faes, Fernanda Fleury.

A apresentação do projeto aconteceu durante o evento Pinheiros Agroshow, seguida da primeira capacitação da região Norte, que contou com a palestra de Roberto Rodrigues, CEO da RR Life Consultoria, onde abordou estratégias financeiras sustentáveis.

“Abordamos temas cruciais como gestão e oportunidades de crédito, desafios relacionados à dívida no agronegócio brasileiro e a importância dos ativos ambientais”, explica Rodrigues.

O Programa Agro Capixaba ainda conta com uma premiação, que tem como premissa se tornar uma forma de incentivar as entidades e os produtores a se superarem cada vez mais. A banca organizadora selecionou quatro categorias para a Premiação nesta primeira edição, são elas: Destaques do Agronegócio Capixaba, Sindicato Rural Destaque, Mobilização Rural Destaque e Jornalismo. Conheça os detalhes de cada uma abaixo:

Destaques do Agronegócio Capixaba

O prêmio busca dar reconhecimento aos empreendedores rurais que se destacaram na atividade agropecuária no Estado ao longo do ano, com base em dados econômicos e de produtividade, tempo de Contribuição Sindical Rural (CSR) e em ações de responsabilidade socioambiental.

Sindicato Rural Destaque

Para decidir o Sindicato Rural Destaque será levada em consideração a evolução da entidade durante o ano, o número de novos filiados, promoção de eventos e serviços prestados ao produtor da região, inovação nas ações, cursos disponibilizados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além da utilização do site disponibilizado pelo Sistema e a divulgação das ações do Sistema nas redes sociais.

Mobilização Rural Destaque

Nesta categoria, serão premiados os Agentes Mobilizadores que se destacaram em suas atividades ao longo do ano nos Sindicatos Rurais. Os critérios analisados serão: a capacidade de mobilização nas ações do Sistema, a participação em eventos do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos e do Sistema CNA, além do alcance de metas, pré-definidas, na quantidade de filiados e na realização de cursos do Senar.

Jornalismo

Com o objetivo de reconhecer os profissionais da área que se destacaram com materiais jornalísticos de relevância para o Agronegócio Capixaba, a categoria contará com duas subcategorias: Jornalismo Escrito e “Rádio/TV” (Telejornalismo e/ou Radiojornalismo). Podem se inscrever os profissionais reconhecidos pelo Ministério do Trabalho.

Os interessados a disputarem nas categorias de Destaques do Agronegócio Capixaba, Mobilização Rural Destaque e Jornalismo devem realizar a inscrição quando edital lançado. Já os Sindicatos Patronais Rurais que estiverem aptos serão automaticamente inscritos na premiação.

Além destes prêmios, o Programa contempla a honraria “Mérito Agro Capixaba”, que visa homenagear um integrante ou não da categoria, que tenha prestado serviços relevantes à classe patronal rural. Anualmente, a pessoa prestigiada será nomeada pela Diretoria da Faes.

A primeira edição do Agro Capixaba está prevista para 2025, com o lançamento do edital programado para o mês de fevereiro. O edital trará detalhes completos sobre o cronograma e o regulamento do programa.

Matérias Relacionadas