Programa Bem Viver atende mais de 400 produtores rurais em São Tomé
O evento teve como objetivo principal a prevenção do câncer do colo do útero e de próstata
O Bem Viver – programa com foco na saúde da mulher e homem rural – esteve nesta sexta-feira (27), na Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa, município de São Tomé. A ação é uma iniciativa do sistema FAERN/SENAR, em parceria com a prefeitura local e tem como objetivo principal a prevenção do câncer do colo do útero e de próstata.
“O SENAR também tem a preocupação em antecipar-se às necessidades dos homens e mulheres do campo. Precisamos não só promover educação e cuidar da saúde dessas pessoas, como também dar acesso a cada uma delas. Além disso, é nosso dever levar informação sobre cuidados e prevenção a doenças”, disse o superintendente do SENAR, Luiz Henrique Paiva.
Mais de 400 exames, entre PSA e preventivo, foram realizados durante toda a manhã. Além disso, a fim de motivar a participação de homens e mulheres e promover a autoestima, foi oferecido um momento de cuidados com a beleza, por meio de serviços como cortes de cabelos e manicure. Os participantes também puderam assistir a palestras de conscientização sobre diversos temas e as crianças tiveram um espaço dedicado à diversão.
Quem participou das atividades, aprovou a iniciativa. “Quanto mais ações como essa para nós aqui do campo, melhor. Nos postos de saúde quase não tem atendimento e só em um dia como esse para fazermos exames”, disse o produtor rural Raimundo França, que fez o exame do PSA. A esposa dele realizou o preventivo e já pensa nas próximas edições. “Eu adorei ter a oportunidade de fazer meus exames e estou ansiosa para que venham outros programas para nossa cidade”, afirmou Dona Maria França.
Para finalizar o dia de atividades, todas as pessoas que realizaram os exames de prevenção receberam um kit de beleza composto por diversos produtos voltados para homens e mulheres.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAERN/SENAR
http://www.senarrn.com.br