Tocantins
Programa Mulheres em Campo capacita produtoras no Tocantins
Mais de 60 mulheres foram capacitadas por meio do Programa Mulheres em Campo no 1º semestre de 2023
Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar
No 1° semestre de 2023, mais de 60 mulheres foram capacitadas por meio do Programa Mulheres em Campo no estado. Esta iniciativa investe no empreendedorismo feminino, abordando temáticas da administração de empresas e atividades rurais. O público-alvo são produtoras rurais com escolaridade mínima de 5° ano. Durante os encontros, as alunas participam de dinâmicas, discussões e atividades em grupo. Também realizam estudos de caso e outras formas de exposição, com intuito de tornar a experiência mais proveitosa.
EXPERIÊNCIAS
No município de Sampaio, 14 mulheres participaram do treinamento solicitado pelo Sindicato Rural de Augustinópolis. Irismar Neves, uma das alunas, expressou a importância da iniciativa. "Falar do programa é falar do aprendizado que levaremos para a vida inteira, não apenas eu, mas todas as minhas colegas; nos deu mais ânimo para continuar nosso trabalho", disse.
(Turma do "Mulheres em Campo" do município de Sampaio)
Luana Pereira, pequena empreendedora, elogiou os tópicos abordados no curso, especialmente o planejamento, investimento e organização de uma empresa.
Já em Porto Nacional, a Comunidade do Barreiro, localizada a 45 km do município, também recebeu a capacitação e contou com uma turma de doze participantes.
Eva Alves destacou o aprimoramento das habilidades de gerenciamento e a oportunidade de ter comercializado os produtos na feira. "Eu fabriquei paçoca de gergelim caseira, rapadura e farinha de mandioca e vendi tudo; agora pretendo plantar gergelim e continuar a produção", declarou a aluna.
"A parte que mais me chamou atenção no curso foi a visão que precisamos ter frente a uma propriedade rural. Hoje, com o olhar de empreendedora, valorizamos mais tudo o que temos aqui" ressaltou Elza Silva, outra participante.
(Turma do município de Porto Nacional)
Raiane Carvalho, a instrutora que ministrou o curso, elogiou o desempenho das alunas, observando que já possuíam conhecimento prático em plantio e produção. “O curso complementou com informações essenciais, como a precificação adequada, visando a obtenção de lucros reais”, finalizou a instrutora.
Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR