Projeto ABC Cerrado capacita mais de 6, 3 mil produtores rurais
Brasília-DF (21/11/18) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu a terceira edição do workshop Lições Aprendidas do Projeto ABC Cerrado nesta quarta (21), com a participação de representantes de oito Administrações Regionais do Senar, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa e produtores rurais da Bahia e Tocantins.
Com a utilização de recursos do Banco Mundial, o ABC Cerrado já capacitou mais de 6,3 mil produtores rurais em Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal nas tecnologias de Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas.
Dentro das ações do projeto, 1957 propriedades rurais recebem a Assistência Técnica e Gerencial do Senar.
Os resultados do ABC Cerrado na Bahia evidenciam que o investimento na capacitação eleva ainda mais a qualidade de vida dos produtores. “Mesmo diante da seca que assolou a região do oeste da Bahia, área de atuação do projeto, percebemos que os produtores que aplicaram as tecnologias conseguiram melhorar a produtividade e aumentar a renda”, observou a gestora do ABC Cerrado na Bahia, Lara Hora de Jesus.
O produtor de bovinocultura de corte e de leite, Renato Ledo Filho, participou da capacitação de Recuperação de Pastagens Degradadas. Desde que passou a aplicar os conhecimentos viu os resultados melhorarem em sua propriedade, localizada no município de Serra Dourada, interior da Bahia.
“Depois da aplicação das práticas como, por exemplo, a adubação com correção de solo e a escolha correta das forrageiras, os animais ganharam peso e a produção leiteira aumentou”, afirmou.
Para a coordenadora de projetos especiais da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social, Janei Resende, a troca de experiências possibilita a interação entre os agentes envolvidos nas áreas de gestão e de execução do projeto.
“O projeto ABC Cerrado deixará como legado a expertise e conhecimentos para a articulação de futuros projetos de cooperação internacional que tenham o objetivo de incentivo à produção agrícola sustentável”, destacou a coordenadora.
No workshop, foram criados seis grupos de trabalho. Até o próximo ano, serão discutidas demandas específicas nas áreas de articulação institucional, gestão, comunicação, capacitação, assistência técnica e gerencial e articulação regional.
De acordo com a consultora Beatriz Benezra, essa metodologia vai garantir que os temas debatidos sejam transformados em planos de ação. “Isso vai trazer benefícios que vão transcender os limites do projeto”, afirma a consultora.
Segundo o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sidney Medeiros, o ABC Cerrado é um projeto inovador que possibilitou a interação de diferentes instituições em prol de uma mesma finalidade, a produção agropecuária com a adoção de práticas sustentáveis.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte