Mato Grosso
Notícias
Projeto ABC+ em Ação encerra programação de 2024 nesta quarta-feira em Cuiabá
Evento começa a partir das 16h no salão de eventos do Sindicato Rural de Cuiabá, localizado no Parque de Exposições Jonas Pinheiro
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
Nesta quarta-feira (27), o projeto ABC+ em Ação encerra a programação de 2024 em Cuiabá, levando produtividade, conhecimento e sustentabilidade para a capital e Baixada Cuiabana. O evento, que reúne um público diverso de produtores rurais, profissionais do agro, estudantes e toda a sociedade, começa a partir das 16h no salão de eventos do Sindicato Rural de Cuiabá, localizado no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.
O projeto é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), com o apoio dos sindicatos rurais e em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A parceria entre as instituições visa promover a adoção ampla e eficaz de práticas de baixa emissão de carbono, proporcionando diálogo técnico com a sociedade sobre o Plano ABC+ para posicionar as ações do estado em parceria com o setor agropecuário e engajar os produtores na adoção da estratégia ABC+.
Desde o mês de setembro, o projeto esteve em nove municípios de Mato Grosso, promovendo, por meio de palestras e uma feira de negócios, uma agropecuária mais sustentável e resiliente para o estado.
O objetivo é alcançar o maior número possível de produtores, oferecendo informações técnicas e conhecimentos sobre as linhas de financiamento disponíveis para produtores rurais, colaboradores rurais, empresas de insumos agropecuários, profissionais do setor agropecuário, projetistas, órgãos públicos locais e estudantes do setor agrário.
Segundo o técnico em agricultura da Famato e engenheiro agrônomo, Alex Oliveira, Mato Grosso, como um dos maiores produtores agropecuários do Brasil, desempenha um papel estratégico na implementação das tecnologias promovidas pelo ABC+, como a recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistemas agroflorestais, o uso de bioinsumos e manejo eficiente de resíduos de produção animal. Essas práticas não só aumentam a produtividade e a rentabilidade das propriedades rurais, mas também reduzem emissões de gases de efeito estufa.
“Por meio do ABC+ em Ação, estamos demonstrando que é possível crescer de forma sustentável, com responsabilidade ambiental e inclusão dos produtores de todos os tamanhos. A adesão a essas práticas em Mato Grosso reforça o compromisso do nosso estado em ser um exemplo de equilíbrio entre produção e preservação. Continuaremos trabalhando juntos, em parceria com a Sedec e a sociedade, para consolidar Mato Grosso como referência mundial em agricultura sustentável”, diz Alex.
Para participar, os interessados que não fizeram a inscrição online poderão se inscrever no dia do evento.
Veja a programação:
• 16h – Início com inscrição e Feira de Negócios
• 17h – Abertura das palestras
• 17h30 – Vantagens e Tecnologias Propagadas pelo programa ABC+
• 17h50 – Plano Agrícola Pecuário 2024/2025 e linhas de crédito disponíveis
• 18h10 – Resultados Práticos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT em propriedades de corte da região
• 18h40 – Intervalo
• 19h – Integração Lavoura e Pecuária (ILP) com foco nos animais de 2ª safra
• 19h50 – Terminação Intensiva de Pasto
• 20h40 – Mesa redonda e debate entre a plateia e os palestrantes
• 21h – Jantar, churrasco e feira.