Projeto agroBR amplia participação internacional do agro brasileiro na Gulfood

Comitiva formado por produtores rurais esteve nesta semana em Dubai

Por CNA 30 de janeiro 2026
Compartilhe:
Agro BR Dubai

Brasília (30/01/2026) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do projeto agroBR, idealizado em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae, participou da Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, que aconteceu de segunda (26) a sexta (30), em Dubai.

A feira contou com a realização de rodadas de negócios e ações voltadas à promoção comercial de pequenos e médios produtores brasileiros no mercado internacional. Ao longo do evento, foram realizadas 210 reuniões de negócios com 47 compradores internacionais.

Para a assessora técnica da CNA, Monica Batista, a participação de pequenos e médios produtores na Gulfood é estratégica para fortalecer a inserção dos produtos brasileiros em mercados internacionais.

“Esse tipo de oportunidade representa a diversidade produtiva do nosso país, com alimentos associados à origem, identidade territorial, qualidade e valor agregado”, afirmou.

As negociações envolveram representantes de 18 países, como Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Catar, Bulgária, China, Bahrein, Vietnã, Portugal, Arábia Saudita, Moçambique, Jordânia, Japão, Singapura, Omã, Austrália, Irlanda e México.

A participação permitiu o contato direto entre produtores brasileiros e importadores interessados em alimentos e bebidas do agro nacional.

Na sexta (30), a comitiva brasileira participou de uma visita técnica em Dubai. O primeiro destino foi o Porto de Jebel Ali e a zona franca JAFZA, considerada a maior zona franca do emirado.

Em seguida, o grupo realiza uma visita guiada a uma unidade do Lulu Hypermarket, com acompanhamento da Diretoria de Operações da rede, e a programação se encerra com o retorno ao ponto de partida, no Holiday Inn Village Circle.

Imagem

Para Ondina Becker, proprietária da marca de azeite Herança do Cerro, a missão “foi ótima e proporcionou contatos valiosos, além de boa exposição dos meus produtos, que foram bem recebidos no cenário internacional”, disse.

Para Rodrigo Moura, representante da Zoom Açaí, receber suporte durante as reuniões comerciais e rodadas de negócios é muito importante. “Avançamos em negociações com diversos países e foi uma experiência ímpar para a nossa empresa. Conseguimos divulgar o açaí brasileiro e expandir nossos negócios de maneira internacional”, declarou.

A atuação da CNA e do Projeto agroBR na Gulfood integra a estratégia da entidade de ampliar o acesso de produtores brasileiros a mercados internacionais e fortalecer a presença do Brasil no comércio global de alimentos e bebidas.

 

Áreas de atuação relacionadas