Projeto agroBR impulsiona exportações de café brasileiro na SIC

Rodadas de negócios aconteceram em Belo Horizonte (MG)

Por CNA 7 de novembro 2025
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Belo Horizonte (07/11/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou, na sexta (7), as rodadas de negócios do projeto agroBR durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte (MG).

O projeto é desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, o Sebrae, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e expresso.co, e teve como objetivo aproximar pequenos e médios empreendedores rurais do mercado internacional e ampliar as oportunidades de exportação para os cafés brasileiros.

Ao longo de três dias, 55 produtores de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Espírito Santo participaram de encontros com 13 compradores internacionais vindos da Polônia,  Canadá, Uruguai, Peru, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Portugal, Chile e Turquia.

O resultado foi expressivo, com mais de 270 reuniões de negócios realizadas, com potencial de gerar contratos e novas parcerias comerciais. Além de promover a comercialização, as rodadas serviram como uma vitrine da diversidade e qualidade dos cafés brasileiros.

Para Rosi Bandera, assessora de Relações Internacionais da CNA, a iniciativa sintetiza o propósito do projeto.

“As rodadas de negócios na SIC representam o ponto alto da nossa missão no agroBR, que é conectar o produtor brasileiro ao mercado global. Cada encontro é uma oportunidade de mostrar a qualidade, a origem e a história que tornam o café do Brasil único no mundo”, afirmou.

A produtora Luciana Flores, proprietária do Sítio Toca da Onça, na Mantiqueira de Minas, participou das rodadas de negócios e obteve êxito.

“Foi muito interessante. Conversei com mais de oito compradores internacionais, trocamos cartões, entregamos amostras e já fechamos alguns negócios, entre eles um contêiner de 320 sacas que estamos ansiosos para enviar.”

Cupping - Também foi realizado o Cupping & Rodadas de Negócios 2025, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

O evento reuniu 9 produtores e 10 compradores, com 39 reuniões realizadas. O objetivo foi ampliar a visibilidade de cafés com atributos de valor agregado, facilitar o contato direto entre produtores e compradores e diversificar os canais de comercialização.

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Alex Ribeiro, produtor que participa do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Minas Gerais, expressou satisfação com o sucesso das negociações. Para ele, o suporte técnico e a visibilidade proporcionados pela ATeG, proporcionaram uma negociação bem-sucedida de vendas para seu café “Clara e José”.

“Fechei venda com um comprador de café da Polônia. Me sinto realizado por essa conquista. É momento de celebrar o impacto positivo da assistência que recebi do Senar”.

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