Pernambuco
Projeto analisa custos de produção de uva e goiaba em Pernambuco
Ação faz parte do Projeto Campo Futuro
Por: Marina Lima
Fonte: Senar Pernambuco
O Projeto Campo Futuro realizou, nos dias 8 e 9 de julho, em Petrolina, uma análise dos custos de produção de uva e manga em Pernambuco. A iniciativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faepe).
A coleta de informações é realizada por meio de painéis anuais, que consiste em reuniões presenciais com a participação de produtores, técnicos e representantes dos sindicatos rurais.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Fonseca, coordenou os mapeamentos de uva e goiaba. Segundo ela, os painéis foram conduzidos a partir da definição de uma propriedade modal, típica da região.
Uva:
Com base nos dados analisados, a propriedade modal definida possui seis hectares cultivados com uva, referente a um lote produtivo, com predominância da variedade Vitória. O painel revelou que as chuvas acima da média no primeiro semestre de 2023, combinadas com altas temperaturas no segundo semestre do ano e novamente chuvas acima da média no primeiro semestre de 2024, resultaram em uma queda drástica na produtividade. A produtividade foi considerada em 40 toneladas por hectare na safra 2023/24.
Goiaba: Para a cultura, a propriedade modal definida é de três hectares cultivados, com produtividade média de cinco caixas por planta, em uma área com cinco anos de plantio.
“Em ambas as circunstâncias, o painel tem por finalidade coletar os dados e orientar os produtores para que possam gerir os custos e avaliar a variação das despesas e preços ao longo da safra”, destacou Letícia.
A mobilização dos fruticultores e técnicos consultados nos painéis foi realizada pela Faepe, Senar Pernambuco e Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.