Projetos sustentáveis e ATeG do Senar são destaques em simpósio universitário
Entidade participou de evento promovido pela Universidade de Brasília
Brasília (27/09/2019) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou do 3º Simpósio de Ciências Agrárias realizado pela Universidade de Brasília (UNB), de 24 a 26 de setembro, em Brasília.
O tema da palestra apresentada pelo assessor técnico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Rafael Nascimento da Costa, foi “Agricultura de Baixo Carbono”.
“Procuramos trazer para o público acadêmico quais são as práticas adotadas pelos produtores que fazem com que o Brasil se destaque no cenário internacional em relação à mitigação de gases de efeito estufa”, disse.
Ele falou sobre as experiências da entidade na área e destacou dois projetos: o ABC Cerrado e o Paisagens Rurais. Ambos incentivam a produção agrícola sustentável e promovem a recuperação ambiental produtiva no Bioma Cerrado por meio da adoção de tecnologias de baixa emissão de Carbono e da ATeG.
“Esses projetos são realizados com a assistência técnica e gerencial do Senar, que busca trabalhar a conservação das áreas ambientais sem deixar de olhar para a parte produtiva e social, sempre com foco na sustentabilidade”, afirmou Costa.
O assessor técnico do Senar também destacou a importante contribuição do Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta e do Sistema Plantio Direto para que o Brasil cumprisse com as metas estabelecidas pelo Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Governo Federal, antes do prazo estabelecido.
Na opinião dele, o cenário futuro indica que o foco deverá ser a recuperação de pastagens degradadas, que além de aumentar a produtividade e a rentabilidade, contribui nas questões ambientais.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil