Público da Agrishow participa da escolha do melhor salame artesanal

Etapa do júri popular foi realizada quarta (3) na feira
Ribeirão Preto/SP (03/05/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil promoveu na Agrishow, quarta (3), a etapa de júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Charcutaria para a escolha do melhor salame tipo italiano.
O público presente no estande do Sistema CNA/Faesp/Senar teve a oportunidade de experimentar os produtos sem identificação e atribuir notas de 1 a 9 para cada salame. Os alimentos foram caracterizados com um código numérico para a avaliação do público.

O prêmio é promovido pela CNA em parceria com a Academia da Charcutaria e tem o intuito de reconhecer os produtores dos melhores salames artesanais.
A assessora técnica da CNA, Fernanda Regina Silva, destaca que a ideia de trazer a degustação para a Agrishow é uma maneira de aproximar o público das iniciativas da CNA. "Trazer a etapa de júri popular para a Ribeirão foi muito interessante porque o público da feira votou para escolher o melhor salame artesanal do Brasil. Tivemos a avaliação de 265 pessoas", ressaltou.

A produtora Mileide Paulino, de Uchoa (SP), participou do júri. " A iniciativa é inovadora. Fiquei bem feliz em fazer parte da escolha. Foi uma ótima e diferente experiência", comentou.
Antes da etapa de júri popular, o concurso teve uma avaliação técnica para a análise de 32 amostras também sem a identificação dos produtos A etapa aconteceu na sede da CNA, em Brasília, e contou com a presença de nove especialistas.
Os sete produtores finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Charcutaria são Anderson Venturin Pontel (Barreiras/BA), Ediney Neis (Catanduvas/PR), Gesner Belisário (Jaboticatubas/MG), Mariana Ribeiro Teixeira (Formiga/MG), Marcos Henrique Mewis (Picada Café/RS), Rafael Brognoli Recco (Campos Novos/SC) e Vitor Antonio Gedoz (Carlos Barbosa/RS).
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Além da charcutaria, já foram premiados queijos, chocolates e cachaças de alambique.
Para saber mais sobre o prêmio, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/eventos/premio-cna-brasil-artesanal-2023-charcutaria
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte