ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Qualidade de vida: iniciativa do SENAR/MS leva assistência médica à comunidade pantaneira
12127 flyerhomememulher 0 52756800 1515060956

Programa de Responsabilidade Social mobiliza moradores das áreas de difícil acesso e ribeirinhos

17 de abril 2017
Por Senar

Gerar oportunidades de educação para promoção da saúde e prevenção de doenças de homens e mulheres no meio rural. Esse é o objetivo do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, uma iniciativa do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – que contribui para melhoria da qualidade de vida no campo.

A primeira ação desse programa já tem data para acontecer e vai ser realizada no meio do Pantanal, em parceria com o Sindicato Rural de Corumbá. O evento será no dia 19 de abril, quarta-feira, no Tatersal de Leilões da Fazenda Novo Horizonte. A expectativa é atender 200 pessoas que moram em comunidades da região do Porto da Manga, Passo da Lontra, Carandazal e Curva do Leque.

“Nosso objetivo é levar conhecimento. Por exemplo, por tradição os produtores rurais da região usam chapéu para cobrir o rosto e proteger a cabeça do sol, mas não fazem uso do protetor solar. Eles não sabem sobre a importância de proteger outras áreas do corpo como as mãos. Por isso, vamos ressaltar a prevenção do câncer de pele com palestras. A informação será essencial para promover o bem-estar e mudar a cultura dessa população”, declara a diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do SENAR/MS, Terezinha Cândido.

“Mesmo Corumbá sendo uma cidade polo, muitos trabalhadores rurais que vivem naquela região não têm acesso aos postos de saúde, seja por estrutura ou até mesmo preconceito. Levar assistência médica até eles é quebrar um tabu. Além disso, o tratamento precoce é essencial. Uma fimose, por exemplo, que é a dificuldade ou impossibilidade de se expor a glande do pênis, se não diagnosticada até certa idade pode gerar câncer de rim, por incontinência urinária e, até mesmo câncer de pênis, por conta da irritação crônica. O homem pode chegar aos quarenta anos e ter que amputar o membro”, aponta o médico urologista participante do programa, Marcio Molinari.

A abertura será às 08h30, com a presença de lideranças locais e do Estado. Em seguida, será realizada uma palestra com o médico urologista. Durante todo o dia serão disponibilizados outros serviços de saúde como coleta de sangue para os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), exames de toque e consulta com médicos urologistas, coleta de preventivo em mulheres, vacinação para crianças e adultos, testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e orientações odontológicas. Além disso, haverá a emissão de documentos e do Cartão do Sistema Único de Saúde.

As atividades vão além da saúde. Além do Espaço Beleza, terá recreação para crianças, com brincadeiras pedagógicas e a prática de esportes. “Para mobilizar essa comunidade serão disponibilizados ônibus para o transporte dessas pessoas. Nosso objetivo é priorizar toda a família, indo além do apoio aos homens e às mulheres do campo”, explica a analista educacional do Senar/MS, Pauline Cury.

Em novembro do ano passado foi realizado no município de Jaraguari um projeto piloto do programa. “No início só tínhamos cinco pessoas inscritas para consulta. Após as palestras o número aumentou consideravelmente. Identificamos casos de câncer de próstata. No mesmo dia, esses pacientes já saíram de lá encaminhados para os serviços de saúde especializados para o tratamento da doença”, afirma Pauline.

Serviço:
PROGRAMA ESPECIAL SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER
Data: 19/04/2017
Horário: 8 horas
Local: Fazenda Novo Horizonte – Tatersal de Leilões – Corumbá/MS

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br