Qualificação é um dos gargalos do setor agropecuário
Afirma superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio
Educação Profissional Rural é a ponte que liga a tecnologia ao campo. Esse foi um dos focos da palestra feita pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio, no II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado nesta quarta-feira (20.07), em Cuiabá. "O produtor já se deu conta da importância de qualificar o trabalhador rural. Entrevistamos mais de 350 agricultores e, destes, 88% apontaram a falta de mão de obra capacitada como principal gargalo da atividade", revela Celidonio.
Nesta pesquisa foi revelado também que somente um profissional bem preparado consegue extrair tudo o que a tecnologia, máquinas e equipamentos têm para oferecer. Celidonio destacou ainda que os produtores têm feito a sua parte. "O campo tem pago salários bons e, o SENAR-MT oferece mais de 250 treinamentos que atendem desde pessoas que não têm conhecimento até aqueles profissionais que já tem conhecimento mas precisam se aprimorar. É preciso estudar e buscar conhecimento sempre".
Celidonio também falou dos programas especiais que o SENAR-MT oferece para formar lideranças, que é outra necessidade do setor agropecuário. Safra de soja e milho, rentabilidade, insumos e diversos outros assuntos foram abordados por Celidonio, que também participou de um debate com o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues.
Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br