Maranhão
Notícias
Rede E-Tec Senar se prepara para o início do período letivo com ampliação de polos

Evento reuniu coordenadores e secretários para alinhar diretrizes e celebrar os 10 anos da Rede E-Tec no estado
Por: Raquel Araújo
Fonte: Ascom Faema / Senar
A Rede E-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Maranhão realizou, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2025, sua reunião semestral com coordenadores e secretários de polos, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema). O encontro confirmou o início do período letivo em 22 de fevereiro, e reforçou o compromisso da instituição com a qualificação profissional para o agro.
Atualmente, a Rede E-Tec conta com 18 polos ativos, dos quais sete realizaram matrículas para este semestre. Além disso, três novos polos serão inaugurados: em Fortuna (Zootecnia), Lago da Pedra (Zootecnia) e Pinheiro (Fruticultura), ampliando as oportunidades de formação técnica no estado.

O presidente da Faema, Raimundo Coelho, destacou que a oferta de educação formal rural demonstra a força da parceria com os sindicatos rurais
Durante a abertura, o presidente da Faema/Senar, Raimundo Coelho, destacou a importância da expansão da educação técnica rural: “Estamos formando uma nova geração de profissionais para o agro, levando capacitação de qualidade a cada vez mais regiões do Maranhão e para isso contamos com o importante apoio e atuação dos sindicatos rurais”, disse.
O superintendente do Senar Maranhão, Luís Figueiredo, ressaltou os desafios e oportunidades para o setor: “A Rede E-Tec completa 10 anos com a missão de qualificar profissionais para um mercado que exige conhecimento técnico e inovação”, pontuou.
Já o gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa, enfatizou o impacto social dos cursos técnicos: “A educação transforma realidades. Nossos polos são fundamentais para o desenvolvimento das comunidades rurais e para proporcionar novas oportunidades profissionais dos jovens”, declarou.

O gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa, celebrou a primeira década de atividades da rede de ensino técnico rural
A coordenadora de Educação Formal do Senar Maranhão, Yolanda Batista, reforçou o compromisso da instituição com a qualidade do ensino: “Além de ampliar a oferta de cursos, investimos na formação contínua dos nossos coordenadores e secretários de polo para garantir excelência no atendimento aos alunos”, destacou.
Os participantes também compartilharam experiências sobre o impacto dos cursos nas regiões atendidas. Para Erica Fernandes, coordenadora do polo de Chapadinha, “a formação técnica abriu portas para muitos jovens e produtores rurais da região. Em 10 anos operando com as formações técnicas nos orgulhamos de ter egressos que hoje atuam no mercado”, ressalta.
A secretária do polo de Imperatriz, Ana Paula Leão, também destacou o papel dos cursos na profissionalização dos alunos: “O Senar não apenas capacita, mas também cria oportunidades de emprego e renda no setor agropecuário”, disse.
A expansão da Rede E-Tec foi um dos pontos mais celebrados. Para Joelson Franco, coordenador do novo polo de Lago da Pedra, “levar a formação técnica para mais municípios significa fortalecer a produção rural com conhecimento e tecnologia”, acredita.
A reunião semestral também contou com treinamentos sobre os sistemas acadêmicos, apresentação de boas práticas nos polos e debates sobre os desafios da educação técnica.
Completando 10 anos de atuação, a Rede E-Tec do Senar Maranhão segue como referência na capacitação profissional para o agro, contribuindo para o fortalecimento da produção rural e a geração de oportunidades no estado.