Santa Catarina
Notícias
Saúde do Homem e da Mulher Rural são destaques em Rancho Queimado
Iniciativa do Senar/SC contou com a parceria do sindicato rural, prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR
Os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural foram promovidos, recentemente, em único evento em Rancho Queimado, no Sul catarinense. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), contou com a parceria do Sindicato Rural de Rancho Queimado, da Prefeitura (por meio da Secretaria de Saúde) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).
A supervisora do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, frisa que o atendimento às mulheres oportunizou a realização de 150 exames Papanicolau (coletados anteriormente). Para os homens, a ação contemplou os exames de PSA e Colinesterase, além de 40 consultas médicas com urologistas. “Atingimos o objetivo de trabalhar a prevenção e o cuidado à saúde do público rural”, festejou.
A secretária municipal de saúde, Meclet Maria Kayser, frisa a satisfação pela parceria em um evento totalmente voltado à saúde e à prevenção. Falou sobre a importância do cuidado à saúde do homem e da mulher e fez um apelo especial ao público masculino em função da resistência que muitos têm em procurar atendimento. “Muitas vezes, o homem já está com câncer e não apresenta sinal. Então, como descobrir? Fazendo exame! É fundamental que, ao chegar perto dos 40 anos, o homem procure um urologista, pois é de suma importância para prevenir”.
Togo Cunha foi um dos participantes e comentou sobre a experiência vivenciada há mais de 20 anos, quando teve câncer de próstata. “Fiz um exame para prevenção. O urologista informou que, de fato, havia algo e sugeriu que fizesse a biópsia. A biópsia constatou e o médico sugeriu a prostatectomia. Depois de analisar outras opções escolhi por esse procedimento e não me arrependo. Logo após a cirurgia tive alta. Usei sonda por um tempo e quando tirei passei a ter incontinência. Mas, existem exercícios para tratar e, com isso, a gente passa a ter uma vida normal”, destacou ao incentivar os homens a fazerem os exames para prevenção.
O evento também contou com a presença do presidente do Sindicato Rural William Bunn Inácio, da prefeita Cleci Aparecida Veronezi, do vice-prefeito Ino Guilherme Westphal, da instrutora do Senar/SC Maricélia Palavro, dos médicos urologistas Vicente Cadagnone Neto e Domingos Savio Bertoldi, demais equipes responsáveis pelo evento, parceiros e outras lideranças.
O objetivo do evento foi conscientizar os homens e as mulheres rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, câncer de colo de útero, de mama, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde como um todo. A iniciativa também buscou promover hábitos de vida saudáveis, com dicas sobre alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do estresse.
SAÚDE NO MEIO RURAL
Os Programas Saúde do Homem Rural e da Mulher Rural são iniciativas nacionais realizadas pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e 1.464 mulheres.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou que os programas têm alcançado resultados positivos em Santa Catarina e em todo o Brasil. “O cuidado à saúde do público do campo está entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC e é gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano. Os relatos do público atendido comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida da população do campo”.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, as populações rurais, muitas vezes, têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitados. “Nossos programas contribuem para facilitar o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas”.
PROGRAMAÇÃO SAÚDE DO HOMEM RURAL EM SC
14/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Salão da igreja de Rio Pequeno em Grão-Pará
Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa
Parceria: Sindicato Rural de Braço do Norte
DIA 17/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: CAESC, em Pouso Redondo
Horário: 6h30 horas
Supervisor regional do Senar/SC: Ricardo Costa
Parceria: Sindicato Rural de Pouso Redondo
22/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Água Doce (espaço e horário a confirmar)
Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro
Parceria: Sindicato Rural de Água Doce
22/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Centro Comunitário, sede em Major Vieira
Horário: 7h30 as 13h
Supervisora regional do Senar/SC: Carine Weiss
Parceria: Sindicato Rural de Major Vieira
23/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Parque de Exposições de Alfredo Wagner
Horário: 8 horas
Supervisora regional do Senar/SC: Stephanye Fanton
Sindicato Rural de Alfredo Wagner
23/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Salão da Paróquia São João Batista, em Imaruí
Horário: Das 7h às 14 horas
Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa
Parceria: Sindicato Rural de Imaruí
24/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Santa Rosa de Lima (Espaço e horário a confirmar)
Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa
Sindicato Rural de Rio Fortuna
24/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Vargem Bonita (Espaço e horário a confirmar)
Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro
Sindicato Rural de Catanduvas
30/11
SAÚDE DO HOMEM RURAL
Local: Arroio do Silva (Espaço e horário a confirmar)
Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa
Sindicato Rural de Araranguá