Mato Grosso
Segundo módulo da Academia de Liderança é encerrado em Brasília
A Academia de Liderança é uma iniciativa da Famato juntamente com o Senar-MT
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
O segundo módulo da Academia de Liderança 2023 chegou ao fim após dois dias de imersão de conhecimento relacionados ao agronegócio brasileiro. Desta vez, participantes de 32 municípios mato-grossenses se reuniram, entre os dias 09 e 10 de agosto, para uma jornada intensa de aprendizado em Brasília (DF).
A Academia de Liderança, de iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), tem por objetivo formar novos líderes e aprimorar as competências dos representantes dos sindicatos rurais, fortalecendo o movimento sindical e, consequentemente, o setor produtivo de Mato Grosso.
O programa conta com a participação de presidentes e diretores de sindicatos rurais de Mato Grosso, com potencial de se tornarem lideranças do agronegócio, engajados nas ações da classe rural.
“A Academia de Liderança, assim como o próprio nome já diz, é voltada para os líderes. Nós trouxemos esses presidentes e diretores aqui para Brasília para que eles possam perceber as dificuldades enfrentadas pelo nosso setor, mas, acima de tudo, para saberem que tem gente lutando e reivindicando em prol das nossas causas”, pontuou o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha.
Nesta quinta-feira (10.08), os participantes conheceram a sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o Instituto Pensar Agro (IPA). Os visitantes foram recepcionados pelo presidente e diretor-geral do IPA, Nilson Leitão e Edimilson Alves, respectivamente; vice-presidente da FPA no Senado Federal, senador Zequinha Marinho; e pela deputada federal Gisela Simona.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer a estrutura, atuação e funcionamento de ambos os grupos e discutir a respeito de temas que rondam o setor, como: reforma tributária, licenciamento ambiental, regularização fundiária, entre outros.
Fazendo uso da palavra, Nilson Leitão enfatizou a importância da parceria da formação de líderes dentro do setor agropecuário. “Nós precisamos fortalecer esse setor que tanto importa ao nosso país e, uma das maneiras de fazer isso é fortalecendo os sindicatos rurais. O sindicato é a principal entidade da agropecuária brasileira porque é ali que se discute as rotinas diárias e os percalços enfrentados pelo produtor rural, seja ele pequeno ou grande. É importante que o sindicato vá além, porque ele não está ali para lutar apenas pela propriedade, pela produção, e sim para enxergar as pessoas que estão por trás disso, o agricultor, o pecuarista… O sindicato é o representante das famílias dessas pessoas”, enfatizou.
O senador Zequinha Marinho aproveitou ainda para apresentar as principais pautas da FPA neste ano de 2023 e demais trabalhos e esforços da frente parlamentar em promover políticas e legislações compatíveis com o setor para o desenvolvimento do agronegócio nacional.
“Esses encontros são experiências muito boas, de muita somatória, que tem contribuído muito para que eu adquirisse novos conhecimentos para levar e aplicar no meu sindicato. Com toda essa bagagem que estou levando daqui, com certeza estarei muito mais preparado para esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir por parte dos associados ali do meu município. Eu quero parabenizar a Famato e o Senar-MT por nos proporcionarem essa oportunidade”, disse José Milton Breitenbach, presidente do Sindicato Rural de Alto Garças.
Após cuprirem agenda na IPA e FPA, os participantes realizaram uma visita guiada ao Congresso Nacional, oportunidade em que puderam conhecer a Chapelaria ou Salão Branco, Salão Negro, as galerias dos Plenários da Câmara de Deputados e Senado Federal, Salão Verde, Salão Azul e Túnel do Tempo.
No período da tarde, os líderes ainda tiveram a oportunidade de realizar um tour a fim de conhecer um pouco mais sobre a história da capital do país. Foram visitados o Memorial JK; a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida; e a Praça dos Três Poderes, que abriga o Palácio do Planalto (poder Executivo), Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).