Logo CNA

Santa Catarina

Seminário Bovinocultura de Corte em Pamitos discute práticas para fortalecer a atividade
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte e associados da Associação de Pecuaristas

22 de julho 2024

Por: MB Comunicação

Fonte: Sistema Faesc/Senar

Os principais temas que impactam a bovinocultura de corte foram destaques no Seminário promovido na última semana (17), em Palmitos (SC). A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos. O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte e associados da Associação de Pecuaristas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luiz Antonio Cavalleri, avaliou o Seminário de forma positiva e destacou que foi importante para a promoção de conhecimentos que ajudarão o produtor a otimizar as atividades de sua propriedade no dia a dia. “É orgulho ver que esse trabalho que estamos realizando em parceria com o Sistema Faesc/Senar está trazendo excelentes resultados. O seminário atendeu as expectativas com boas palestras e significativo número de participantes. Além disso, os supervisores do Senar e da ATeG nos dão muito apoio e é uma satisfação poder confirmar que o gado de corte em Palmitos melhorou muito”.

O dirigente também destacou a importante parceria com a Associação dos Pecuaristas. “Tivemos neste mês o 50º leilão de gado de corte. Vendemos mais de 30 touros e isso é resultado do trabalho da ATeG. Já é o quarto grupo do programa no município e observamos que a genética e a produtividade melhoraram muito. O nosso gado é um exemplo até para o estado e reforçamos que essa parceria é fundamental, pois permite trabalharmos realmente para o bem dos produtores”.

Cavalleri também ressaltou que o município já conta com um pavilhão de remate e mangueira coberta e, em breve, será firmada outra parceria. “O Sindicato dos Produtores e a Associação dos Pecuaristas investiram em um terreno para construir uma sede própria para as duas entidades. Queremos construir também uma sala para o laboratório e contamos com o apoio da Faesc”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a promoção de eventos, como esse seminário realizado em Palmitos, é fundamental para o desenvolvimento do setor, pois permitem aprimorar as práticas de manejo, ajudam a otimizar a produtividade e a promover a sustentabilidade da atividade. “Estamos satisfeitos com os relatos dos participantes do evento que avaliaram positivamente a programação e relataram os avanços nas propriedades após participarem da ATeG”.

ATEG

A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

- Site: https://bit.ly/faescsenar

- Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

- Facebook Senar-SC: https://bit.ly/facebook-senar

- Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

- YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Matérias Relacionadas