ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Senar amplia atendimento a propriedades rurais no Maranhão com Assistência Técnica e Gerencial
Diretoria do sistema faemasenar e secretario 0 344314002015287284571

A medida foi tomada entre a entidade e o Governo do Estado tendo em vista a segunda etapa do programa Mais Produção

9 de maio 2018
Por Senar

O Senar acaba de assinar contrato com 29 novos técnicos de campo, no sentido de dar continuidade ao trabalho de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) dentro da parceria celebrada com o governo do Estado, destinado a atender as propriedades rurais em diversos municípios maranhenses, por meio do programa Mais Produção.

Os contratos foram firmados durante solenidades realizadas na sede do sistema Faema/Senar, em São Luís e em Imperatriz na sede do Sinrural - na presença do presidente da entidade, Raimundo Coelho, do vice-presidente, José Hilton Coelho de Sousa, do gerente de ATeG Epitácio Silva Rocha Júnior e do superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo.

Em Imperatriz, o programa Mais Produção foi apresentado e firmado instrumento de contrato, junto à equipe selecionada para atuar nas regiões tocantina e sul do estado. No local, a reunião foi liderada por Luiz Figueiredo, na presença dos supervisores de campo do Senar: Rozalino Aguiar, Egon Bastos, Rodrigo Castro e Edvaldo Amorim.

O secretário da Sagrima também participou de todo o cerimonial, juntamente com a sua equipe. Na ocasião foi apresentada a metodologia de ATeG do Senar utilizada no programa, que envolveu na 1ª etapa 1.550 propriedades atendidas, em pouco mais de um ano e que passará, a partir de agora, a atender 1.700 propriedades, nas cadeias produtivas de arroz, carne e couro, aquicultura, hortifruticultura, leite e suinocultura.

Cadeias produtivas

A primeira etapa do programa Mais Produção contemplou 1.550 propriedades nas diversas regiões do estado nas cadeias produtivas do leite, hortifruticultura, carne e couro, arroz e aquicultura. Já nessa segunda fase, contempla um número maior de propriedades e acrescenta a cadeia de suinocultura, aumentando assim, a chance de maior visibilidade e incremento ao pequeno e médio empreendimento do setor rural.

Sessenta e oito técnicos de campo e quatro supervisores atenderão os produtores rurais com ferramentas tecnológicas que propiciarão maior produtividade e lucratividade ao homem do campo.

De acordo com Figueirêdo o objetivo principal da ATeG, não é somente melhorar os níveis de produtividade, mas ampliar e assegurar a ampliação da renda do produtor. Ele explica que a primeira etapa do programa se consolidou com resultados positivos, diferenciados, que criaram estímulos ao governo para a implantação de um novo ciclo de atividades de assistência técnica.

Figueirêdo foi categórico em afirmar que a ATeG do SENAR vai permitir ao governo do Estado consolidar o Programa Mais Produção com resultados importantes e marcantes na atividade agrossilvipastoril do Maranhão.

"É uma nova fase em que a assistência técnica vai, efetivamente, fazer a diferença nos resultados que serão alcançados por essas seis cadeias produtivas. Essa iniciativa visa modificar o perfil socioeconômico de cerca 2.000 novas propriedades em todo o Maranhão", destacou ele..

Para Raimundo Coelho, a segunda fase do programa vem coroar com êxito o trabalho em questão, já que houve aumento de produtividade e de renda em todas as propriedades envolvidas e em todas as unidades produtivas.

"E agora, novamente, o governo nos convida para trabalharmos juntos – Sagrima e Senar, nas 1.700 propriedades. E aqui estamos no processo de contratação de técnicos para ir a campo, ajudar essas unidades produtivas a produzir cada vez mais”, ressaltou o presidente ao final do evento.

O produtor rural da região tocantina, Luiz Tirara Rocha, destacou o trabalho feito por profissionais do Senar, onde em pouco tempo, obteve resultados expressivos em seu empreendimento.

“O acompanhamento técnico me ajudou muito, porque meu conhecimento era bem pequeno.Só tenho a agradecer”, comemora o produtor de leite em Imperatriz.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMA/SENAR-MA

Matérias Relacionadas