Senar anuncia apoio às famílias rurais impactadas pelo rompimento da barragem em Brumadinho
Projeto SuperAção Brumadinho foi anunciado em evento do Ministério da Cidadania na sexta (14)
Da esquerda para a direita: o vice-presidente de secretaria da Faemg, Rodrigo Alvim; o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Faemg, Roberto Simões e o diretor de ATeG do Senar, Matheus Ferreira
Brasília (14/06/2019) – O projeto SuperAção Brumadinho, que levará assistência técnica e ações de educação e saúde às famílias rurais impactadas pelo rompimento da barragem no município mineiro, foi anunciado na sexta (14) durante o lançamento da Aliança Brumadinho, organizada pelo Ministério da Cidadania.
O projeto SuperAção Brumadinho envolve o Sistema CNA/Senar, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Senar Minas e beneficiará 790 famílias rurais impactadas direta e indiretamente pela tragédia em Brumadinho.
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, acompanhou a cerimônia de lançamento da Aliança Brumadinho e destacou que o projeto será focado no resgate da cidadania para a melhora da qualidade de vida por meio de ações educacionais, produtivas e empreendedoras.
“Durante dois anos vamos oferecer assistência técnica e gerencial para a melhoria de vida dessas famílias por meio da geração de renda e melhoria de produtividade. Teremos ainda capacitações de formação profissional rural e ações de promoção social. Tudo será monitorado por indicadores para a comprovação da efetividade das nossas ações”, destacou o diretor-geral do Senar.
As famílias rurais que serão atendidas pelo Senar estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e estão enquadradas em situação de extrema pobreza com renda mensal de R$ 89 a R$ 178 por pessoa.
O município de Brumadinho é reconhecido como produtor de hortifrútis em Minas Gerais. Na opinião do presidente da Faemg, Roberto Simões, que também acompanhou o evento, o projeto SuperAção Brumadinho contribuirá para o resgate da economia local.
“Trata-se de um plano conjunto para a recuperação econômica da região de Brumadinho com ações voltadas principalmente para as pequenas propriedades. Por meio de acompanhamento técnico continuado, os produtores terão condições de produzir mais e melhor”, observou o presidente da Faemg.
O diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira, também acompanhou o lançamento da Aliança por Brumadinho. “Vamos atuar fortemente para atender os produtores rurais impactados direta e indiretamente pelo rompimento. O Senar já vinha atuando na região, após a tragédia vamos aumentar nossos esforços principalmente para atender as famílias mais afetadas”.
O evento de lançamento da Aliança por Brumadinho contou com a presença dos ministros da Cidadania, Osmar Terra, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Na ocasião, foram anunciadas medidas dos governos federal, estadual e municipal e de instituições do setor privado para reerguer a atividade econômica e recuperar a autoestima da comunidade local.
Para saber mais sobre o projeto SuperAção Brumadinho, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/n...
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: André Aneli
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil