Senar anuncia vencedores do 5º Concurso de Vídeos Educativos

Instrutores e técnicos de campo serão premiados com notebooks
Brasília (13/02/2025) – Os dez vencedores da 5ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) foram anunciados durante uma live, na quinta (13).
O objetivo da iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é destacar a importância do trabalho dos instrutores e técnicos de campo engajados na produção de vídeos, como estímulo à disseminação do conhecimento ao público rural.
Assista ao resultado na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=m92M7fKWDAo
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, fez a abertura da live e destacou que o concurso foi criado a partir de uma proposta do presidente da CNA e do Conselho Deliberativo do Senar, João Martins, para a produção de conteúdo sobre transferência de tecnologia dentro das plataformas digitais, como o Youtube.
“Temos que aproveitar o que fazemos no dia a dia e colocar isso de uma forma democrática e aberta para o produtor, sua família e toda a sociedade”.
Para Daniel, os vídeos educativos agregam conhecimento aos produtores rurais, não só àqueles que estão vinculados a ATeG e demais ações, mas também aos seus familiares. “São mais de 5 milhões de propriedades no Brasil e a maior demanda hoje é por conhecimento”.

A diretora adjunta de Educação Profissional, Fabíola Bomtempo, afirmou que essa foi a edição com o maior número de inscritos, um total de 522 vídeos de todos os estados mais o Distrito Federal, sendo 277 vídeos de técnicos de campo da ATeG, 172 de instrutores de FPR e 64 de PS.
“Nessa edição também percebemos o aumento da qualidade dos materiais, alguns utilizaram infográficos, animação e até mapas mentais”, explicou.
Fabíola anunciou os quatro vencedores da categoria Formação Profissional Rural. São eles: Gisele de Souza Rodrigues (BA), Jouse Moreira Sanches (RR), Ricardo Carneiro de Araújo (GO) e Valdemar Cardoso (SC).
Em seguida o diretor de ATeG, Eduardo Gomes de Oliveira, anunciou os três técnicos de campo selecionados na categoria Assistência Técnica e Gerencial: Bruna da Silva Simas (AM), Gustavo Vivian (RR) e Janaina Rosolem dos Santos (MT).
Já a diretora adjunta de Saúde e Promoção Social, Erica Bomer, apresentou os três instrutores ganhadores da categoria Promoção Social, sendo eles: Elaine Matosinhos (ES), Janmile Bonfim (BA) e Larissa da Fré (SC).
“Os vídeos demonstraram de forma prática e acessível como pequenas mudanças no dia a dia podem gerar benefícios, seja no aproveitamento integral dos alimentos, na capacitação profissional e até na valorização de saberes tradicionais”, disse Erica.
Os dez vídeos selecionados serão premiados com 10 notebooks de última geração e farão parte do site e aplicativo do Senar Play https://senarplay.org.br/ . Os outros materiais passarão por uma avaliação técnica e também terão a oportunidade de fazer parte da plataforma com o selo “Esse vídeo foi participante do 5º Concurso de Vídeos Educativos”.
O conteúdo dos vídeos selecionados promove reflexões, propostas de intervenção e resolução ou práticas de orientações técnicas e gerenciais sobre temas relevantes para o setor agropecuário.
Confira os vídeos dos vencedores:
Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)
Cobertura vegetal morta do solo – Bruna da Silva Simas (AM)
Alimentação artificial energética e proteica para abelhas – Gustavo Vivian (RR)
Confinamento de gado de corte – Janaina Rosolem dos Santos Lima (MT)
Promoção Social (PS)
Aproveitamento integral dos alimentos – Elaine Matosinhos (ES)
Curso de Panificação – Janmile Bonfim (BA)
Os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos – Larissa da Fré (SC)
Formação Profissional Rural (FPR)
Recuperação de nascentes – Gisele de Souza Rodrigues (BA)
Método Famacha na ovinocaprinocultura – Jouse Moreira Sanches (RR)
Cadastro Ambiental Rural (CAR) – Ricardo Carneiro de Araújo (GO)
Técnica de corte segura com motosserra – Valdemar Cardoso (SC)