Senar apresenta Programa Saúde no Campo em Portugal
Programa irá abranger 25 estados brasileiros, com 1.500 Técnicos em Saúde Rural
Brasília (18/09/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participa, de 17 a 21 de setembro, da 25ª Conferência Mundial da Wonca (Organização Mundial de Médicos de Família), em Lisboa (Portugal).
O evento, que reúne mais de 4 mil profissionais e entidades de medicina geral e familiar, de 117 nacionalidades, discutirá o papel transformador da atenção primária na construção de sistemas de saúde mais equitativos e sustentáveis.
A diretora adjunta de Saúde e Promoção Social do Senar, Erika Bömer, representa a instituição no encontro e apresentará o Programa Saúde no Campo, que tem como missão promover a saúde de produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), trabalhadores do campo e seus familiares, por meio de visitas domiciliares rurais.
O programa tem dois protagonistas fundamentais: o técnico e o supervisor técnico em saúde rural. Além das visitas, o Senar disponibiliza materiais educativos sobre as doenças mais comuns e orientações de saúde, que ficam nas propriedades para consulta permanente.
Para Erika, a presença do Senar nesta conferência reforça o reconhecimento da relevância do Programa Saúde no Campo.
“O Senar oferece, também, uma oportunidade estratégica para compartilhar a experiência brasileira com profissionais e pesquisadores de diversos países. A iniciativa também fortalece o posicionamento institucional como referência em soluções inovadoras para os desafios da saúde rural e valorização da vida no campo”, ressalta.
Presente em 25 estados brasileiros e contando com 1.500 técnicos em saúde rural, o Saúde no Campo está projetado para beneficiar mais de 100 mil pessoas até 2026, reforçando o compromisso com a promoção da equidade e o acesso a cuidados de saúde de qualidade no meio rural.