Senar de Santa Catarina promove Cidadania Rural em quatro municípios do oeste
Saudades, Riqueza, Maravilha e Romelândia recebem ações do programa
Com o intuito de disseminar as legislações previdenciária e tributária para o meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promove, na próxima semana, o programa Cidadania Rural em quatro municípios da região oeste do Estado.
O primeiro município a receber o evento será Saudades, nesta terça-feira (24), das 8h às 12h, no Centro do Idoso Bom Conselho. No período vespertino, das 13h às 17h30 o programa ocorrerá em Riqueza, no Centro Social Urbano. Nesta quarta-feira (25), é a vez de Maravilha receber o Cidadania Rural das 8h às 12h, no Lar de Convivência dos Idosos. Em Romelândia a iniciativa será realizada das 13h às 17h30, no Salão da Igreja Católica.
A ação, desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios, é voltada para produtores e trabalhadores rurais, pescadores, profissionais de agroindústrias, cooperativas agropecuárias, prefeituras e, também, contabilistas. O presidente do Sistema FAESC/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, observa que o programa leva ao público conhecimentos referentes aos direitos que possuem ao cumprirem com as obrigações perante às legislações.
“Todos temos direitos e deveres a serem cumpridos. Conhecer a legislação é fundamental para uma tomada de decisões assertiva e para garantir aos produtores e trabalhadores rurais o acesso a benefícios, por exemplo”, ressalta o presidente.
O evento é coordenado pelo técnico em atividades de arrecadação do Senar/SC, Emerson Gava, e tem intenção de levar para o público participante conhecimentos referentes aos direitos que possuem ao cumprirem com as obrigações das legislações.
O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi observa que o papel de arrecadar encontra-se intimamente relacionado ao de orientar. “É nesse sentido que as entidades, disponibilizam aos seus contribuintes o conhecimento dos dispositivos legais, procurando atenuar as dificuldades com que se deparam no cumprimento de suas obrigações, como também conhecer os seus direitos para melhor usufruí-los”, finaliza.
Assessoria de Comunicação Senar/SC