Senar e Faesp lançam Programa “Saúde no Campo” em São Paulo

Iniciativa idealizada pelo Senar Central já está presente em 21 estados e beneficiou mais de 24 mil pessoas em todo o país

Por Senar 7 de novembro 2025
Compartilhe:
Saude no campo

Brasília (07/11/2025) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp) anunciaram, na quinta (6), em São Paulo, a adesão do estado ao Programa Saúde no Campo.

Idealizado e lançado pelo Senar em maio de 2025, o programa está presente em 21 estados brasileiros e beneficiou mais de 24 mil pessoas em comunidades rurais em diversas regiões do país.

A iniciativa promove ações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, articulando conhecimento, atendimento técnico e teleatendimento em saúde.

O programa será implantado em sete regiões do estado, com a meta de beneficiar mais de 2.250 produtores rurais paulistas nos próximos dois anos. A equipe de São Paulo passará por etapa de capacitação em Brasília (DF) antes do início das atividades em campo, previstas para março de 2026.

A cerimônia foi realizada na sede da Faesp, na capital paulista, e contou com a presença do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, e do diretor de Saúde e Promoção Social do Senar, Renilson Rehem, presidentes de Sindicatos Rurais e autoridades.

Segundo Renilson, o Senar tem o compromisso de cuidar de quem vive e produz no campo. “Levar saúde, informação e acolhimento até as famílias rurais é um passo fundamental para promover equidade e bem-estar no território rural brasileiro”, destacou.

Para o presidente da Faesp, o programa é de extrema importância. “Há mais de 25 anos promovemos ações de saúde no campo. Hoje, esse esforço ganha ainda mais força com o Programa Saúde no Campo, que valoriza a mulher, o homem e o jovem trabalhador rural, garantindo segurança e qualidade de vida para as famílias agrícolas”, afirmou.