Senar e-Tec 10 anos: de aluno a tutor
José Roberto Rodrigues Siqueira atua em Goiás
Brasília (08/09/2025) – A trajetória profissional de José Roberto Rodrigues de Siqueira, 28 anos, ilustra bem o impacto dos cursos profissionalizantes do Senar na vida das pessoas: de aluno, ele passou a consultor agropecuário e hoje compartilha conhecimento e experiência como tutor da rede e-Tec.
José Roberto teve o primeiro contato com o Senar em 2016 por meio do sindicato rural do município de Ceres (GO). “Fiz vários cursos profissionalizantes e participei do Faeg Jovem. A partir daquele momento nunca mais me desvinculei do Senar”, conta.
Com passagem por empresas do setor agropecuário, em áreas comerciais e técnicas, José Roberto também acumulou conhecimento prático.
E a decisão de ingressar na rede e-Tec veio justamente da vontade de contribuir com a formação de novos profissionais, combinando conteúdo acadêmico com a prática no campo.
Desafios - O tutor conta que a rotina de tutor exige mais do que domínio de conteúdo, é preciso acompanhar o mercado, entender o perfil dos alunos e traduzir o conhecimento técnico para diferentes realidades.
“Nós temos que estar antenados com as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, com o surgimento de novas técnicas do setor. Temos que estar o mais atualizado possível para que possamos passar essa informação adiante”.
Mais do que ensinar, José Roberto vê os tutores como um ponto de referência para os alunos. “O reconhecimento é uma das recompensas dessa atividade. O aluno nos enxerga como um espelho, um ponto de referência e pensa: ‘eu quero que minha trajetória profissional seja parecida com a trajetória trilhada por aquele tutor’”.
Essa sensação de ser um exemplo profissional acompanha José Roberto desde sua experiência com a primeira turma do curso. “Alguns daqueles alunos hoje atuam no setor, mantêm contato, tiram dúvidas, e a gente percebe como esse trabalho gera resultados, como de fato viramos referência para eles.”
Um dos pontos que José Roberto mais valoriza na formação do Senar é a preparação do aluno para “enfrentar o mercado” de forma imediata. “O aluno chega preparado para atender o produtor”.
Paixão - Além disso, o tutor destaca o papel social da instituição. “O Senar oferece os cursos gratuitos e muitos alunos conseguem mudar de vida, mudar os negócios da família, melhorar a remuneração no mercado. Ficamos muito felizes ao constatarmos essa evolução”.
“O agro é o que move e o que alimenta o mundo. Como tutores, temos a responsabilidade de formar novos técnicos e despertar o interesse de novas turmas. Temos a responsabilidade de despertar essa paixão e formar bons profissionais”.
Veja outras histórias da Rede e-Tec do Senar:
E-Tec 10 anos – A certeza do futuro no agro | Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)