ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Senar envia técnicos de outros estados ao sul para reforçar equipes locais
IMG 5558 1

Iniciativa faz parte do SuperAção Agro Rio Grande do Sul

26 de junho 2024
Por Senar

Brasília (26/06/2024) – O Sistema CNA/Senar começou uma nova fase do programa SuperAção Agro Rio Grande do Sul com o envio, nesta semana, de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de outros estados. O grupo vai reforçar as equipes locais e ajudar na recuperação da produção agropecuária do Estado.

As Federações e o Senar de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro mandaram técnicos para atuar em atividades essenciais no Rio Grande do Sul, como auxílio na limpeza de propriedades, análise de solo, além da realização de diagnósticos de acordo com a situação de cada produtor.

Na quarta (26), eles se reuniram com o coordenador do programa, Valmor Boelhouwer Júnior, e o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), para receberem as boas-vindas, orientações e as estratégias de atuação.

Técnicos se preparam para seguir pelo Estado. Fotos: Farsul/divulgação Técnicos se preparam para seguir pelo Estado. Fotos: Farsul/divulgação

Mauro Sérgio Leite é um dos técnicos do Senar de Mato Grosso do Sul que está no Rio Grande do Sul para ajudar produtores gaúchos afetados pelos problemas climáticos. Atento ao que está acontecendo com os gaúchos, ele fala das expectativas e dos desafios.

“Neste momento toda ajuda é bem-vinda. Eles estão precisando de muito auxílio. Estamos preparados para o trabalho e esperamos contribuir e fazer o melhor para que o produtor gaúcho retome sua produção. Não é uma tarefa fácil, mas estamos prontos”, disse o técnico.

Renato Lugo Cervantes também integra o grupo de técnicos sul-mato-grossenses e não esconde o entusiasmo em ajudar os produtores gaúchos. “O momento agora é de unir forças, ficamos felizes em poder ajudar e contribuir”.

Pelo Senar Rio, uma das técnicas que reforçará as equipes no Sul é Clarissa Ahmed. “Me sinto honrada em fazer esse trabalho junto com outros técnicos para ajudar produtores que tiveram suas propriedades atingidas”.

Outro técnico da administração regional do Rio de Janeiro é Renato Queiroz. “Estou orgulhoso em participar dessa missão. Trabalho na parte de ordenhadeira mecânica e vou fazer o melhor que puder para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”.

Grupo na sede da Farsul. Fotos: Farsul/divulgação Grupo na sede da Farsul. Fotos: Farsul/divulgação

Nas próximas semanas, técnicos das administrações de outras unidades da federação devem se juntar aos profissionais do Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul.

Desde o início do projeto, o Sistema CNA/Senar já realizou outras ações para ajudar produtores gaúchos prejudicados pelas chuvas, como a doação de rolos de feno, limpeza de propriedades, além de visitas a várias propriedades para traçar diagnósticos da situação de cada produtor atingido pela tragédia das enchentes.

O SuperAção Agro Rio Grande do Sul está disponibilizando R$ 100 milhões em recursos para ajudar a recuperar a produção agropecuária no Estado. As ações estão sendo coordenadas pelo Sistema CNA/Senar, Farsul e Senar-RS.

Saiba mais sobre o SuperAção Agro Rio Grande do Sul: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/superacao-agro-rio-grande-do-sul

Matérias Relacionadas