ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Senar lança coleção de vídeos com Drauzio Varella sobre saúde preventiva
X5 L9592web

Material educativo aborda saúde do homem e da mulher rural, prevenção ao uso abusivo de álcool, ao consumo de drogas e de infecções sexualmente transmissíveis

3 de junho 2019
Por Senar

Brasília (03/06/2019) – Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o médico oncologista Drauzio Varella vai levar mais informações e conhecimento sobre saúde preventiva a homens, mulheres, produtores e trabalhadores rurais por meio da coleção de vídeos “Conversa com o especialista” .

A coleção contém cinco vídeos sobre os seguintes temas: saúde do homem rural; saúde da mulher rural, prevenção ao abuso de drogas; prevenção ao abuso de álcool e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Drauzio Varella trata desses e de outros temas importantes utilizando uma linguagem simples, direta e de fácil compreensão.

Nos vídeos, o médico oncologista Drauzio Varella fala sobre a saúde preventiva no meio rural

Nos vídeos, o médico oncologista Drauzio Varella fala sobre a saúde preventiva no meio rural

Em um dos vídeos, o médico declara que o Senar promove continuamente ações de educação em saúde para homens e mulheres do campo para que possam fazer escolhas saudáveis. “A saúde é o nosso bem maior, cuide dela com carinho”.

A coleção de vídeos “Conversa com o especialista” será enviada a todas as Administrações Regionais do Senar para utilização nos eventos de promoção da saúde.

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes Coaracy, destaca que a saúde preventiva é uma das prioridades da instituição.

“O objetivo é oferecer informações qualificadas para conscientizar a população rural sobre autocuidado, sobre os direitos e deveres em relação à sua própria saúde, além de mostrar quais os caminhos para acessar os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde”, reforça.

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes Coaracy

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes Coaracy

Deimiluce reitera que os dados sobre a saúde da população rural são incipientes. “O Senar e o Instituto CNA estão aplicando uma pesquisa com o intuito de levantar informações para elaborar um diagnóstico sobre as necessidades das pessoas que vivem no meio rural quando se trata de saúde”, observa.

Em 2018, o Senar atendeu em todo o país 291.462 pessoas em atividades de promoção social. Em três anos o Senar atendeu cerca de 25.000 participantes nas ações de saúde da Mulher Rural. Desse total, 19.000 mulheres realizaram o exame preventivo para o câncer de colo de útero. Já nas ações de Saúde do Homem Rural foram 35.000 participantes, só em 2018 foram realizados 10.846 exames de PSA e 4.992 exames de toque, sempre em parceria com as Secretarias de Saúde Municipais.

Para visualizar os vídeos, acesse:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLpvd_yKjERac0oIOx79O_45V2BJm2ptFy

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas