São Paulo
Senar/SP leva artesanato e geração de renda às mulheres do interior do estado
Entidade fortalece redes de apoio e estimula o empreendedorismo local
Por: SENAR-SP
Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP
Dos inúmeros cursos oferecidos pelo Senar chama a atenção o impacto social e emocional gerado com os de Artesanato (são 26 ao todo). A entidade busca junto a sindicatos rurais levar cursos de artesanato em bambu, cerâmica, cabaça, em couro, sementes e galhos, taboa, dentre outros.
A iniciativa tem ajudado na valorização da cultura local e incentiva a criação de pequenos negócios, gerando renda e independência financeira, principalmente para as mulheres.
Exemplo do impacto dessas atividades está no depoimento de mulheres que se descobriram artesãs, de outras que aprimoram técnicas aprendidas em família e de quem até começou a vender os objetos confeccionados.
Ivania Clarice Dos Santos Hirano, de Novos Cravinhos, distrito de Pompeia, diz que conheceu o Senar em 2011, quando fez o curso de artesanato em bambu — mas não parou por aí e fez outros.
"Esse curso mudou a minha vida. Faço artesanato não só para vender, mas para oferecer algo especial às pessoas. Amo artesanato. É minha principal fonte de renda", afirma.
Joana D'Arc Vittorelli Pires, de Gramadinho, distrito de Itapetininga, também destaca a importância do curso. "Há o fator econômico envolvido nessas ações, com a geração de renda, mas, acredito que essas atividades proporcionaram algo a mais, como o bem-estar e a autoestima para as mulheres que fazem artesanato", declara.
Jair Kaczinski, gerente do Senar-SP, diz que o que começou como promoção social, tornou-se com o passar dos anos um elemento de melhoria de renda de famílias rurais.
"Aquilo que antes era visto como algo simples, rústico, trabalhado por uma mão sem qualificação, agora tem outra conotação. Hoje entra o marketing, turismo rural, a questão da terra, de ser um produto diferenciado. Daí, você agrega identidade, cultura, valor, num único produto", resume.
“Os cursos do Senar-SP transformam vidas. Milhares de produtores paulistas já tiveram acesso a capacitação e os cursos de artesanato cumprem uma importante função social, cultural e econômica”, diz o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles.
Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP