Minas Gerais
SENAR MINAS lança programa sobre primeiros socorros em ambiente escolar
Evento piloto do Programa SOS Primeiros Socorros nas Escolas foi realizado para professores, em Lima Duarte
Por: SENAR MINAS
O SENAR MINAS , em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte, promoveu o evento piloto do Programa Especial SOS Primeiros Socorros nas Escolas, na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque.
Com intenção de repassar informações sobre primeiros socorros no ambiente escolar, o curso, que tem oito horas, reuniu 15 participantes, entre professores, vice-diretores e colaboradores de escolas estaduais e municipais.
“Trabalhamos algumas situações que são consideradas mais comuns, que demandam primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar em ambiente escolar. Entre elas, desmaio, convulsão e engasgo. O objetivo é treinar professores e funcionários das escolas para que possam prestar socorro adequado, sem agravar as lesões, até a chegada do socorro definitivo, no caso, o Samu”, explica o instrutor Eduardo Teixeira Gomes. Segundo ele, a ideia é que os participantes atuem, posteriormente, como disseminadores, multiplicando o conhecimento entre os alunos.
O diretor da escola, Paulo Afonso Vieira, destaca a importância da iniciativa. “Conseguimos atender aos professores em um curso fundamental para nós. Durante todo o dia, os relatos mostraram quantos atendimentos já foram feitos de forma incorreta, sob o risco de piorar a situação. O evento foi tão produtivo que já estamos pleiteando outro curso para o próximo ano. A experiência com o SENAR MINAS e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte é maravilhosa e, nesse caso, vem somar à necessidade constante de qualificação dos educadores. Espero que todas as escolas de Minas tenham oportunidade de receber o curso.”
Do berçário ao ensino médio
Participante do projeto piloto, o professor de História que trabalha com Educação Especial na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque e na Escola Municipal Alzira de Paula Delgado, Marcelo de Paula, confirma a importância do curso. “Mesmo tendo algum conhecimento na área, já que sou formado em segurança do trabalho, o evento trouxe orientações importantes para a categoria que atua desde o berçário até o ensino médio. Isso porque é muito comum vivenciarmos casos como crises compulsivas e engasgos, seja com alimentos ou objetos.”
A professora de matemática e vice-diretora da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, Daniely Cristina de Almeida Borges, elogiou a didática do instrutor. “A forma como o Eduardo conduziu o curso foi um diferencial. Aprendemos, inclusive, com a didática dele. Sobre o tema, considero extremamente válido porque o conhecimento adquirido nos trará segurança para colocar as ações em prática.”
O evento contou com a presença do coordenador de Promoção Social do SENAR MINAS , José Belas Gonçalves; do gerente regional do SENAR em Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva; da instrutora Mirelle Gonçalves de Melo, que auxiliou o instrutor; e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte, Olivier de Paula Campos. A mobilização do evento foi feita por Lília Silva Morais Ramos.