Senar mostra ações do projeto FIP Paisagens Rurais no Maranhão
Propriedades de bovinocultura de corte representam 75% dos atendimentos pela ATeG
Bioma Cerrado
Brasília (11/05/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o andamento das ações do projeto FIP Paisagens Rurais no Maranhão em uma oficina digital do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do governo estadual, na terça (11).
A iniciativa prevê a recuperação de 100 mil hectares de pastagens degradadas e de sete mil hectares de APPs e reservas legais em quatro mil propriedades rurais, por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar na Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.
Aline Albuquerque, da equipe gestora do projeto no Senar Maranhão, apresentou a evolução das ações em campo nas bacias hidrográficas do estado. “Aproximadamente 275 propriedades em quatro municípios já receberam algum atendimento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar. Isso corresponde a mais de 78 mil hectares”.
Em relação ao perfil das propriedades rurais atendidas, 518 são geridas por homens e 136 por mulheres. Ao todo, são 495 propriedades que se dedicam a pecuária de corte (75,7%). Outras 150 têm como atividade principal a pecuária de leite (22,9%).
O assessor técnico do Senar, Rafael Diego da Costa, destaca o trabalho da equipe das administrações regionais que atuam em campo.
“O Senar Maranhão tem alcançado bons resultados mesmo com todos os desafios impostos na pandemia. É importante todo o trabalho na identificação e engajamento e produtores para tratar da atividade produtiva de pecuária de corte e de leite produtivos e de regularização ambiental”.