Mato Grosso do Sul
Notícias
Senar/MS impulsiona cervejaria artesanal que nasceu de um obstáculo

Com atendimento da Assistência Técnica e Gerencial, casal de Chapadão do Sul transformou dificuldades em um negócio promissor
Por: Michael Franco
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Luiza Leite e Gabriel Dresch, casal de empreendedores em Chapadão do Sul, enfrentavam dificuldades constantes com o fornecimento de chopp para o bar que administravam. Atrasos, entregas não realizadas e a necessidade de buscar o produto em Campo Grande, percorrendo cerca de 700 quilômetros em um único dia, fizeram com que eles tomassem uma decisão ousada: produzir o próprio chopp. Assim nasceu a Cervejaria Normandia.
O Senar/MS foi fundamental para essa transformação. Por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, o casal recebeu o suporte necessário para formalizar e profissionalizar a cervejaria. Com orientação especializada, o casal adequou-se às exigências legais, iniciou processo de registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e estruturou todo o processo de produção.
“Começamos em uma sala comercial, de maneira até improvisada. O Senar teve papel determinante nessa transformação porque nos ajudou a enxergar o potencial que a gente tem. Imaginávamos que poderíamos atender dois ou três municípios e o Senar mostrou que podemos atender 17. Sem falar na qualificação e no amparo que nos dão. Sem o Senar, nossa cervejaria seria muito mais amadora”, comenta Luiza.
A jornada do casal foi marcada não apenas por desafios empresariais, mas também por uma difícil perda pessoal. Durante a pandemia, Luiza e Gabriel enfrentaram a perda de um filho, que nasceu com problema cardíaco e faleceu com apenas sete dias de vida. A dedicação e o esforço na cervejaria se tornaram um refúgio, ajudando a superar a dor e motivando a seguir em frente.
“O chopp foi minha cura. Tínhamos nossa receita base e eu acordava de madrugada e ficava ‘quebrando cabeça’, testando, era minha saída, o que eu tinha para fazer. Foi o processo que me trouxe a superação desse momento difícil nas nossas vidas. Talvez se não fosse isso, não chegaríamos até aqui, nessa receita de excelência”, relembra a empreendedora.
Essa é a história do Transformando Vidas desta sexta-feira (28), confira:
O que era um problema virou oportunidade e o improviso se tornou um negócio sólido. Referência na região, a Cervejaria Normandia segue com sonhos para o futuro. “Hoje conseguimos produzir oito mil litros por mês e queremos atingir a capacidade e potencial que a sabemos que podemos atingir, produzindo 30 mil litros por mês”, conclui.
A história de Luiza e Gabriel é um exemplo de como desafios podem se transformar em soluções quando há determinação e apoio técnico especializado. O Senar/MS segue comprometido em impulsionar empreendedores e fortalecer o setor agroindustrial no estado.
ATeG Agroindústria – A Cervejaria Normandia é atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria do Senar/MS. A cadeia constitui uma importante alternativa na geração de emprego, sucessão familiar e renda no meio rural. Os técnicos acompanham os empreendedores desde a estruturação da agroindústria, boas práticas de fabricação, identidade visual, formalização e comercialização.
ATeG - A Assistência Técnica e Gerencial, ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. Com a aplicação da metodologia proposta em conjunto com o produtor, o Senar/MS difunde conhecimento e tecnologias que permitem o crescimento de empresas rurais em várias cadeias produtivas do agronegócio. Para saber mais procure o Sindicato Rural do seu município.