Logo CNA

SENAR-MT disponibiliza novo portfólio para o setor de turismo
14042016025637 0 707689002015150611931

São cursos como Excelência no atendimento do turismo rural (16 horas) e Implantação de trilhas e caminhadas no turismo integrado (16 horas)

14 de abril 2016
Por Senar

Imagine um circuito de nove belas cachoeiras distribuídas em um percurso de dois quilômetros, com trilha bem sinalizada, próximo dali um restaurante, área de camping, rancho com apartamentos, espaço propício para o contato com a natureza, lazer e prática do turismo rural. Este lugar existe e fica localizado no Projeto de Assentamento Carima, zona rural de Rondonópolis. A Estância Cavalcante criou um sistema de entrada dos visitantes, comandado pela pequena agricultura e coordenadora do Departamento de Turismo do Assentamento Carima, Márcia Cavalcante.

E pensar que há cerca de três anos o espaço não era visto como um produto turístico. "Quando chegamos no assentamento não sabíamos que a terra poderia ser utilizada para este fim. Mas sempre recebíamos visitantes que queriam conhecer as cachoeiras, passear pelo sítio, comprar algum produto que fazíamos aqui mesmo e então percebemos o potencial do lugar", conta Márcia.

Como a visitação estava desordenada, o Ministério Público exigiu projeto para o uso ordenado e racional das cachoeiras. Com esta demanda a Associação de Agricultores Familiar do Projeto de Assentamento Carima, com cerca de 193 famílias, criou o Departamento de turismo, e 12 dessas famílias trabalham para desenvolverem o turismo rural no local.

Para que o projeto pudesse ser colocado em prática a associação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) realizou treinamentos que capacitaram os assentados para o turismo rural. "Esses treinamentos ajudaram muito. Os instrutores ensinaram desde como devíamos nos comportar com os clientes até a administração do negócio", lembra Márcia.

Na época em que Márcia fez o curso a instituição de ensino rural possuía três treinamentos para atender o setor, cada um com carga horaria de 40 horas. Neste ano a instituição de ensino rural disponibilizou para a sociedade rural um novo portfólio e desde janeiro de 2016 está à disposição a oficina de oito horas "Planejamento para implantação do turismo rural" e quatro cursos: Excelência no atendimento do turismo rural (16 horas), Implantação de trilhas e caminhadas no turismo integrado (16 horas), Oportunidades de negócios e economia criativa no turismo rural (16 horas) e Planejamento para implantação do turismo rural (24 horas).

"Percebemos que os interessados tinham dificuldade em ficar uma semana inteira fazendo o treinamento, por isso reformulamos o portfólio com mais cursos e com carga horaria menores. O participante pode fazer os treinamentos em diferentes épocas de acordo com sua necessidade", informa o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT e especialista em turismo rural, Geraldo Lúcio, que auxiliou na formatação do portfólio.

De acordo com Geraldo Lúcio toda a propriedade rural que tem uma produção agrícola ou pecuária, com a presença da família no processo de produção, é um potencial para o turismo rural. "O empreendimento do PA Carima é um exemplo. É claro que toda propriedade precisa ser organizada com infraestrutura de acesso, sinalização, receptivo, uma estrutura que ofereça conforto ao visitante. Lá eles estão em processo de adequação, mas já conseguem gerar renda para a comunidade".

O projeto de turismo no PA Carimã é viabilizado por 12 famílias. Elas investiram na associação e são beneficiadas através do compartilhamento da taxa de entrada no Circuito das Cachoeiras, metade do valor fica com os moradores que tem suas propriedades no entorno e a outra metade fica para gestão do projeto que inclui manutenção das trilhas, guias e infraestrutura. No local também há uma loja de produtos locais da agroindústria como doces, laticínios, conservas, licores e artesanato.

Os interessados em participar de algum treinamento do SENAR-MT devem procurar o Sindicato Rural do seu município, parceiro da instituição na realização dos treinamentos.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas