Mato Grosso
Senar MT fará parte do Programa Interinstitucional de Educação Sanitária do Mapa
Entidade participou da reunião de apresentação do Proesa, organizada pelo Ministério da Agricultura. Encontro foi realizado na Superintendência Federal de Mato Grosso
Por: Cristina Cavaleiro
Fonte: Senar-MT
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), participou da reunião de apresentação do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (PROESA), organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O encontro foi realizado na Superintendência Federal de Mato Grosso do MAPA (SFA-MT/MAPA), no final do mês de março .
Com objetivo de reunir e integrar as instituições visando promover, por via educativa, a sanidade, a inocuidade e a qualidade dos produtos agropecuários brasileiros e de seus derivados, em benefício de uma sociedade sustentável e da saúde única, foi composta a Comissão Estadual de Educação Sanitária de Mato Grosso (CEES/MT) e tratado sobre o 1º Encontro de Educação Sanitária do estado de Mato Grosso.
Para o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Henrique Mocci, durante a reunião foram abordados os princípios do programa e sobre a importância da conscientização do produtor rural com a educação sanitária. “É o que sabemos fazer, levar o conhecimento por meio de nossas ações, cursos, treinamentos, da Assistência Técnica e Gerencial e também através da educação formal, com os cursos técnicos”, completou Gustavo.
Gustavo também explica que essas políticas de educação são importantes para que o produtor entenda o porquê de suas ações, os cuidados e a implicações, e cita que muitas das vezes os trabalhadores rurais adotam medidas de proteção contra pragas e zoonoses de maneira intuitiva sem entender o real motivo e não se atentam com a legislação e os riscos sanitários.
O coordenador da Equipe Pedagógica do Senar-MT, Pedro Souza, completa que o intuito é, através das ações educativas, influenciar na tomada de decisão para evitar que o produtor sofra sanções e multas por não terem o conhecimento das leis e regulamentos e evitar problemas que possam prejudicar a saúde única.
Além do Senar-MT, o evento contou com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT); da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea); do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); da Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). E a próxima reunião da Comissão será realizada no dia 09/05, no Instituto Senai.
Também participaram da reunião, o gerente da Assistência Técnica e Gerencial, Bruno de Faria, a supervisora técnica, Jéssica Gonçalves e a analistas de ATeG, Renata Alves, e as analistas educacionais do Senar-MT, Cristiani Bernini e Brenda Pinotti.
Sobre o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa):
O Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária através do Setor de Educação Sanitária do Departamento de Serviços Técnicos (SEDUC/DTEC/SDA/MAPA).
O Proesa foi instituído em 2008, com a missão de promover a articulação interinstitucional para fomentar e implementar políticas públicas de educação em defesa agropecuária em benefício da saúde única e sustentabilidade socioambiental.