Mato Grosso
Notícias
Senar-MT realiza curso piloto de Qualificação em Corte e Costura em Alto Paraguai
Curso aconteceu entre os dias 11 de novembro e 13 de dezembro de 2024, totalizando uma carga horária de 200 horas
Por: José Pereira
Fonte: Asom cSenar-MT
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizou a pilotagem do curso de Qualificação em Corte e Costura no município de Alto Paraguai. O curso aconteceu entre os dias 11 de novembro e 13 de dezembro de 2024, totalizando uma carga horária de 200 horas.
A formação realizada em parceria com o Sindicato Rural de Diamantino capacitou os participantes a dominarem as técnicas de corte e costura, compreenderem os fundamentos do design de moda e aprimorarem suas habilidades na criação e ajustes de peças de vestuário com qualidade e precisão.
“O curso de corte e costura vem com uma grande diferença na vida das pessoas do nosso estado. Busca priorizar uma qualificação séria para os estudantes empreenderem, valorizarem sua mão de obra, inovar seu profissionalismo na região onde mora, e oferecer um serviço de qualidade na confecção, reformas e ajustes em geral”, explica Monthana Morinã, uma das instrutoras do curso.
A formação também inclui o uso seguro e eficiente de equipamento e noções de empreendedorismo, com destaque para a precificação das peças desenvolvidas.
A qualificação está estruturada em sete módulos:
Competências Fundamentais para o Trabalho;
Introdução à Costura e Criação de Enxovais;
Modelagem e Confecção de Peças Infantis e Enxovais;
Ajustes e Reparos em Vestuário - Técnicas e Práticas;
Modelagem de Vestuário Masculino;
Modelagem e Confecção de Vestuário Feminino;
Modelagem e Confecção de Roupas Íntimas.
Por se tratar de um curso piloto, ajustes no programa serão realizados, visando a inclusão definitiva no portfólio do Senar. Após essa etapa, a qualificação estará disponível para solicitação pelos Sindicatos Rurais.
Gilce Costa, que também é instrutora do curso, essa é uma oportunidade para quem busca adquirir habilidades práticas e essencial para o desenvolvimento profissional e social das comunidades rurais.
“Cada nova habilidade que ensinamos não é apenas uma técnica, mas sim uma ferramenta poderosa para construir sonhos, abrir portas e proporcionar uma nova perspectiva de futuro. Este curso é mais do que um aprendizado. É uma jornada de empoderamento, onde juntas costuramos esperança e tecemos histórias de superação”, conta Gilce.