Mato Grosso
Senar-MT realiza treinamento inovador para formação de Equitadores em Sapezal
Capacitação foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas, onde funciona um dos 40 centros de equoterapia apoiados pelo Senar-MT, com a participação de dez profissionais da APAE
Por: José Pereira
Fonte: Ascom Senar-MT
O município de Sapezal recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro, um treinamento piloto para a formação de equitadores, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Sindicato Rural de Sapezal, presidido pelo produtor rural Diego Dal’Maso, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), representada pela presidente da instituição, Ariane Antunes dos Santos.
A capacitação foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas, onde funciona um dos 40 centros de equoterapia apoiados pelo Senar-MT, com a participação de dez profissionais da APAE. O Senar foi o responsável pelo desenvolvimento e planejamento do curso, formatando conteúdo específico para instruir os participantes nas melhores ações, garantindo segurança e eficácia nas sessões de equoterapia, além de atender à exigência da legislação que determina a presença de equitadores qualificados.
Impacto Social e Terapêutico
A equoterapia, reconhecida por sua capacidade de promover avanços na saúde física, mental e emocional dos praticantes, atende pessoas com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outras condições. Em Sapezal, o projeto da APAE atua há 11 anos, fortalecendo os laços sociais e contribuindo para a inclusão de pessoas com necessidades especiais.
De acordo com Jéferson Crestani, Supervisor Regional do Senar-MT, o desenvolvimento deste curso piloto marca um avanço significativo. “Realizar o evento de Equitação para Terapias com Equinos em Sapezal, com o apoio do Sindicato Rural e da APAE, é muito importante. A demanda partiu da própria comunidade, e nossa equipe pedagógica, junto à Promoção Social, buscou atender a essa necessidade, garantindo um formato de capacitação adequado para profissionais de todo o estado.”
Benefícios e Perspectivas para a Comunidade
Thaisa Larranhagas, coordenadora de equoterapia em Sapezal e uma das participantes do treinamento, destaca a relevância do curso para o programa realizado no município. “Aprendemos sobre as responsabilidades de um equitador, como agir com segurança, o preparo necessário com o animal e a sintonia entre o profissional e o cavalo. Nosso objetivo agora é nos tornarmos referência no estado em equitação para terapias com equinos.”
Além dos benefícios diretos para os pacientes, a equoterapia contribui para a geração de empregos e o engajamento comunitário, além de ser uma opção terapêutica que reduz a necessidade de tratamentos médicos prolongados e custosos.
A Equoterapia no Cenário Nacional
O Brasil, que já reconhece a equoterapia como uma terapia válida, continua avançando com políticas públicas de incentivo e regulamentação dessa prática.
O treinamento piloto em Sapezal representa um passo importante no fortalecimento da equoterapia no estado e reforça o compromisso do Senar-MT no desenvolvimento de capacitações que promovem a saúde e o bem-estar da população, com inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida.