Notícias
Senar orienta produtores de Brumadinho durante a pandemia
Assistência técnica e gerencial beneficia gratuitamente 480 propriedades rurais do município
Brasília (07/05/2020) – Para continuar oferecendo assistência técnica e gerencial gratuita a 480 produtores rurais de Brumadinho (MG) durante a pandemia, os técnicos de campo do Senar estão seguindo todas as recomendações de proteção ao coronavírus.
O projeto Senar SuperAção Brumadinho foi desenvolvido para levar uma série de ações para a população rural do município que foi impactada pelo rompimento da barragem na região. Agora também é essencial para minimizar os efeitos gerados pela pandemia.
Janaína Canaan é uma das técnicas do projeto. “No início da pandemia, entramos em contato com os produtores para verificar se preferiam o atendimento remoto, mas a maioria optou em receber os técnicos na propriedade, respeitando as recomendações dos órgãos de saúde”.
“Alguns produtores relatam a dificuldade em escoar a produção, especialmente as hortaliças folhosas, que são mais perecíveis. Orientamos para diversificarem os canais de venda, como montar cestas de alimentos para entrega. Outra opção é a plataforma de comércio eletrônico desenvolvida pela CNA”, declara Janaína.
Equipes do Senar seguem as recomendações de proteção ao coronavírus
São atendidos produtores de 10 cadeias produtivas: bovinocultura de leite e de corte; avicultura, olericultura, cafeicultura, piscicultura, fruticultura, ovinocaprinocultura de leite, floricultura e agricultura (produção de milho e feijão).
O criador de cabras Ramon Fiúza é um dos atendidos. Antes do rompimento da barragem ele tinha um bistrô e promovia shows com artistas de Belo Horizonte. Agora se dedica exclusivamente à fabricação artesanal de queijos.
“Em janeiro tivemos fortes chuvas que impactaram a produção e agora o coronavírus. O primeiro momento da pandemia foi terrível, pois estávamos diante de muitas incertezas e eu não podia sair para vender os queijos. Além disso, não tinha espaço para estocar o produto”, revela.
“A orientação técnica e gerencial do Senar é formidável”, acrescenta o produtor. Ele conta que na segunda quinzena de abril retomou as entregas de queijos, seguindo as recomendações de saúde.
Para a família de Vinícius Guilherme Costa, a preocupação é com a proximidade da colheita de mexerica, prevista para o final de maio. “Todos os anos vendemos as frutas ainda no pé para um distribuidor. Ele providencia a colheita e o transporte, mas ainda não sabemos como será neste ano por causa da pandemia”, destacou.
A crise do coronavírus também afetou o planejamento hortícola do produtor Gustavo Dias. Ele recebe a ATeG do Senar desde novembro de 2019 e estava na fase de construção de estufas quando a pandemia foi decretada.
“Eu já deveria ter iniciado o plantio dos frutos, mas ainda nem comecei a construir as estufas porque as lojas de materiais de construção estão fechadas. Então, junto com o Senar precisei readequar o cronograma”, destaca.
Sobre o projeto – O Senar SuperAção Brumadinho envolve o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e o Senar-MG com parceria do Ministério da Cidadania, Aliança Brumadinho.
Assessoria de Comunicação Sistema CNA/Senar
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte