SENAR-PB comemora Dia da Árvore com distribuição de mudas na Paraíba Agronegócios
Foram distribuídas mudas de plantas medicinais, frutíferas, entre outras, como Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê rosa, Jacaranda e Jatobá
O Barbatimão, que tem propriedade cicatrizante, anti-inflamatória, antioxidante e analgésica, foi uma das árvores distribuídas na ação desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) em comemoração ao Dia da Árvore nesta quarta-feira (21). A ação ocorreu no Parque de Exposições Henrique Viera de Melo, local onde desde o último domingo (18) acontece a Expofeira Paraíba Agronegócios 2016.
Desde 2008, o SENAR-PB desenvolve um trabalho focado na sustentabilidade, não só administrativa, mas também ambiental. Segundo o superintendente Sergio Martins, é de suma importância a preservação do que já existe e a plantação de novas árvores.
“Nós tentamos resgatar aqui no nosso estado e mais especificamente em João Pessoa, a cultura da plantação, porque nossa cidade já chegou a ser uma das mais verdes do mundo. Cada um precisa fazer a sua parte, e aí é onde entra o SENAR com toda a sua equipe e qualificação”, comentou.
Luzinete da Penha Silva aproveitou que estava visitando a feira e garantiu um pé de pitanga para plantar em seu sítio na cidade de Santa Rita. “Passei, vi e perguntei se era para comprar ou doação, como estavam dando e eu gosto muito de pitanga acabei pegando uma”, disse.
Esse ano instituição tem como parceiros a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (EMEPA), além dos viveiros municipal e estadual, que juntos distribuíram para a população cerca de 450 árvores de diferentes espécies nativas e exóticas da Mata Atlântica.
Entre elas também está a Pitangueira, árvore de médio porte que além de frutífera possui propriedades medicinais. Também foram distribuídas mudas como Goiaba, Graviola, Cajá, Caju, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê rosa, Jacaranda,Jatobá, Palmeira Mexicana, Xixá, Nim, Saboneteira, Acácia e também o Barbatimão.
O objetivo da ação foi conscientizar a população da importância das árvores nos dias atuais e estimular a expansão das áreas plantadas, visando assim amenizar os impactos ambientais, embelezar as cidades e até produzir alimentos. O instrutor do SENAR-PB, João Ricardo ressalta que um meio ambiente saudável proporciona uma vida melhor.
“Essa distribuição é uma forma de incentivar, propiciar e até estimular as pessoas a plantarem árvores e a cuidarem mais das áreas verdes, porque isso está inteiramente ligado com a qualidade de vida”, comentou.
Procampos – A distribuição de mudas é uma das ações do do Programa Campos Sustentável (Procampos). A assessora de projetos especiais do SENAR-PB, Vera Figueiredo, é quem coordena o programa e resume o compromisso que os produtores rurais, representados pelo Sistema, tem com o meio ambiente. “Essa distribuição de mudas serve para semear e fortalecer o objetivo do Procampos que é a busca permanente da melhoria da qualidade ambiental, nos nossos serviços, produtos, no ambiente de trabalho e sociedade em geral”, sentenciou.
Assessoria de Comunicação do SENAR-PB
www.senarpb.com.br