Pernambuco
SENAR/PE oferece serviços de saúde gratuitos para produtores rurais do Agreste
Iniciativa contou com parceria do Sindicato Rural de Buíque
Por: SENAR/PE
Com intuito de promover o controle dos fatores de riscos que afetam diretamente a população rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR/PE) realizou ações dos programas Saúde Mulher Rural e Saúde do Homem , no Agreste pernambucano.
Foram três dias de orientação e exames preventivos. As atividades realizadas entre 1/09 e 04/09 beneficiaram produtores dos minicípios de Tupanatinga – povoado da Mata Verde, Buíque – Vila Guanumbi, em Itaíba – comunidade da Libertação.
De acordo com o superintendente do SENAR/PE, Adriano Moraes, o atendimento foi prestado para mais de 600 pessoas por município. “O objetivo é possibilitar o acesso a serviços especializados e essenciais, como forma de prevenção e cuidado com a saúde. Além de fornecer, por meio da educação, informações importantes para a população”, destaca Moraes.
No evento, foram oferecidas consultas com médicos, especialistas em Clínica Geral e Urologia, além da realização de coletas e exames. Na ocasião, participantes fizeram a atualização da carteira de vacinação e do cartão do SUS, teste rápido para diagnóstico de hepatite, HIV e sífilis, além de testes de glicemia e aferição de pressão. Também serão feitos exames de prevenção do câncer de colo do útero (papanicolau) e do câncer de próstata.
A iniciativa ainda contempla palestras com foco na educação em saúde, como doenças sexualmente transmissíveis, saúde e autoestima da mulher, câncer de pele e melanoma, câncer de próstata, cuidados com o coração e incontinência urinária.
Serviços por município:
- 120 exames de papanicolau;
- 120 exames de PSA;
- 120 laboratoriais (sangue);
- Testes rápidos para HIV/aids, sífilis e hepatites virais;
- Vacinas.
A iniciativa conta com parceria do Sindicato Rural de Buíque, da Secretaria Estadual de Saúde, e das secretarias Municipais Saúde, Educação e Ação/Assistência Social de Tupanatinga, Buíque e Itaíba.
Assessoria de Comunicação do SENAR/PE