Piauí
Notícias
Senar/PI realiza 1º encontro presencial do Programa CNA Jovem
Evento ocorreu no último fim de semana
Por: Ascom Sistema FAEPI SENAR/PI
No último fim de semana, aconteceu o 1º encontro presencial do programa CNA Jovem, uma iniciativa desenvolvida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí (SENAR-PI).
O encontro teve início com a abertura realizada pelo superintendente do SENAR, Diego da Paz, que ressaltou a importância do evento. “Esse é o momento do agronegócio, não apenas no Piauí, mas no Brasil e no mundo, onde as pessoas estão reconhecendo a relevância desse setor”. Diego da Paz enfatizou a necessidade de mão de obra cada vez mais qualificada e encorajou os participantes a aproveitarem essa oportunidade.
Em seguida, a gerente técnica do SENAR, Márcia Borges, deu as boas-vindas e ressaltou a importância desse momento de aproximação e troca de experiências. Ela mencionou que “os conteúdos abordados durante o encontro contribuirão para a etapa nacional do programa”, e apresentou a equipe e a gestora do programa no Piauí, Luciane Ferreira, que falou sobre as propostas e atividades desenvolvidas.
Durante o fim de semana, os instrutores Morgana Barros e Aloísio Andrade conduziram diversas atividades, abordando conteúdos relevantes e promovendo dinâmicas. O encontro também contou com a palestra de Rafael Maschio, Diretor Executivo da Aprosoja Piauí, que discutiu os desafios enfrentados pelo agronegócio, levando os participantes a compreenderem a dimensão do setor produtivo, suas peculiaridades e incentivando reflexões sobre soluções.
No segundo dia, os jovens trabalharam em um desafio relacionado ao tema da sucessão familiar, um assunto bastante discutido quando se pensa no futuro do setor agropecuário. Ao final, apresentaram suas propostas e ideias para Márcia Borges, gerente técnica do SENAR-PI, Alane Guimarães, analista ATeG, e Tony Ewerton, supervisor ATeG.
Segundo a participante Denise Costa, a experiência do encontro presencial do CNA Jovem tem sido muito proveitosa. “A experiência do encontro presencial do CNA Jovem está sendo muito proveitosa porque fizemos várias dinâmicas para interagirmos com as pessoas, compartilhando conhecimentos e desenvolvimento em relação aos resultados esperados de acordo com a temática proposta. Muito proveitoso se desenvolver com o grupo e como liderança”, explica.
O encontro estadual reuniu 16 participantes do programa CNA Jovem no Piauí, incentivando-os a pensarem em soluções para os desafios do setor agropecuário.