Paraná
Notícias
SENAR-PR abre inscrições de curso de manejo de solo e água
Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR
O SENAR-PR está com as inscrições abertas para o curso Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas. Serão abertas cinco novas turmas, em cinco cidades de diferentes regiões do Estado: Ibiporã (Norte do Paraná), Ponta Grossa (Campos Gerais), Pato Branco (Sudoeste), Guarapuava (Centro-Sul) e Paranavaí (Noroeste).
As inscrições podem ser feitas pelo site www.senardigital.com. A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo). Realizado na modalidade semi-presencial, o curso é voltado a engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, engenheiros florestais e técnicos agrícolas, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A capacitação representa uma oportunidade de atualização aos profissionais, conduzida por especialistas de instituições reconhecidas do Estado.
As inscrições para as turmas de Ibiporã e de Ponta Grossa podem ser feitas até 4 de fevereiro. As aulas começam em 19 de fevereiro e vão até 1º de novembro. Para as turmas de Pato Branco, Guarapuava e Paranavaí, é possível se inscrever até 25 de fevereiro. Nessas cidades, as atividades letivas ocorrem entre 11 de março a 27 de novembro. A carga-horária total do curso é de 300 horas. A maior parte de capacitação – 228 horas – se dará na modalidade Ensino a Distância (EaD). Nesta etapa, cada aluno receberá um login e senha para acessar a plataforma digital, em que estarão disponíveis videoaulas, slides, apresentações e fórum de discussões. Os alunos terão que frequentar, também, módulos presenciais, que vão totalizar 72 horas e que contemplam aula de campo e defesa de projeto final.
Para concluir o curso, o participante deve ter média igual ou superior a 7 em todos os módulos EAD, além de ter o projeto final aprovado pela banca examinadora. No projeto de conclusão, o aluno deve apresentar um plano de manejo de solo e água de uma microbacia hidrográfica ou de uma propriedade, aplicando os conhecimentos aprendidos ao longo do curso.