Paraná
SENAR-PR colabora para alavancar turismo rural no Estado
Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR
A grande extensão de área verde e os diversos recursos naturais de Rio Negro, na região Sudeste do Estado, encantam os olhos dos turistas que desejam desfrutar de um tempo junto à natureza. Localizado às margens do rio de mesmo nome, o município vem apostando no que tem de melhor para alavancar o turismo rural e proporcionando aos visitantes um pouco da experiência do campo. Tal modalidade permite um contato mais genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais.
Como parte deste processo, desde 2015, o SENAR-PR vem ofertando cursos de qualificação voltados ao desenvolvimento do turismo rural em Rio Negro. Isso porque a atividade permite ao produtor rural uma nova fonte de renda, contribui para a permanência no campo, além de fortalecer o setor.
Na Chácara Bom Sucesso, propriedade do casal Osnir da Silveira e Rosenilda Schelbauer da Silveira, o turismo rural chegou para ficar. “Desde que começou, não parou mais. Todo final de semana temos visitantes”, diz Silveira, orgulhoso. A chácara foi inteiramente transformada para o negócio e hoje oferece aos turistas diversas opções de lazer, desde passeios a cavalo até uma pousada para o descanso. Além disso, o casal vende produtos artesanais, como pães, bolachas, doces e queijos. De acordo com o Silveira, 90% da alimentação servida e produtos vendidos têm origem na propriedade.
O restaurante da chácara é famoso pela comida rural e caseira. A costela fogo de chão é um dos pratos de maior sucesso, e a história por trás faz jus à fama. “A prefeitura me procurou para o projeto por causa das lagoas aqui da chácara. Eles, então, fizeram o roteiro das propriedades que entrariam no projeto e veio um grupo de 52 pessoas para conhecer. Nesse dia, apareceu gente da prefeitura, empresários, visitantes, e não tinha ninguém para fazer o almoço. Então, o secretário de Agricultura, que já tinha almoçado várias vezes aqui em casa, sugeriu de fazer a costela fogo de chão. Fizemos e foi um sucesso”, relata o proprietário.
Antes, Silveira e a esposa trabalhavam com frango de corte. Mas, conforme se especializavam na área de turismo rural, decidiram se dedicar exclusivamente à atividade. O casal fez vários cursos do SENAR-PR, como “Acolhida no Meio Rural” e “Turismo Rural e Oportunidade de Negócios”. A esposa, Rosenilda, também se dedicou aos cursos voltados para o restaurante, como “Serviço de Restaurantes Rurais”, “Planejando e Implantando Restaurantes Rurais” e “Comandando e Organizando a Cozinha Rural”. “O SENAR-PR foi um grande parceiro nessa parte de turismo. Eles deram cursos completos sobre tudo. Gilvan Rezler aplicou os conhecimentos do curso do SENAR-PR no sítio Eles fizeram muito por nós”, revela Silveira.
O restaurante, hoje, está no lugar do antigo aviário e a pousada onde era uma parte da residência do casal. Ainda segundo Osnir, em 2018, a chácara recebeu 6 mil visitantes e, no restaurante, já chegaram a servir mais de 400 almoços em apenas um dia. “É muito gratificante quando as pessoas vêm, conhecem e retornam posteriormente, trazendo a família e amigos. Até em dia de semana o pessoal vem para tomar café e almoçar”, afirma.
Clique aqui para ler a reportagem na íntegra