Senar promove 2º encontro da etapa nacional do CNA Jovem
Jovens de todo o país participaram de atividades durante 3 dias, em Alexânia (GO)
Brasília-DF (18/11/2025) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, entre os dias 14 e 16 de novembro, em Alexânia (GO), o 2º encontro da etapa nacional do Programa CNA Jovem, 6ª edição.
Durante os três dias, jovens de todo o país participaram de uma imersão com palestras, painéis e visita técnica que contribuíram para o desenvolvimento das suas iniciativas dentro do programa.
"No primeiro encontro, os jovens tiveram o desafio de nacionalizar as suas iniciativas. Desenvolveram até chegar aqui e, nesse encontro, eles tiveram que recalcular a sua rota, entendendo que recalcular faz parte do processo de liderança. E nacionalizar não significa implantar a ideia em todo o país, mas torná-la replicável e aplicável em diferentes realidades, ampliando seu impacto", explicou a diretora de Educação Profissional do Senar, Fabíola Bomtempo.
Fabíola lembrou ainda que a visita à propriedade do produtor Moacir Fernandes Guimarães, assistida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), contribuiu para que os jovens vissem como o produtor rural também precisou ajustar seu caminho para alcançar resultados melhores. O processo, segundo ela, faz parte de saber liderar.
Avaliação - Os participantes avaliaram o encontro e destacaram o que foi mais importante para o desenvolvimento dos seus projetos.
"A minha iniciativa no programa é voltada a auxiliar outros jovens na sucessão familiar, capacitando-os para que tenham condições de fazer a sucessão. Por isso, gostei muito do exemplo que vi na propriedade que visitamos onde o pai desenvolveu o negócio e o filho deu continuidade, fazendo a produção crescer", afirmou Leandro Almeida, de Minas Gerais.
Gabriela Gatto, do Rio Grande do Sul, explicou que está trabalhando com a valorização dos alimentos fora do padrão estético, e a visita à propriedade reforçou a importância desse desafio.
"Alimentos fora do padrão estético existem em várias cadeias produtivas, e poder conversar diretamente com o produtor rural, que é nosso beneficiário, ressalta o quanto essa valorização é necessária.”
A jovem Ana Luiza Arruda, de Santa Catarina, disse que está elaborando um projeto para reduzir a vulnerabilidade dos produtores rurais frente às mudanças climáticas.
"Na visita técnica vi diversas formas de manejo que podem contribuir com a minha iniciativa. Não apenas no meu projeto, mas também como técnica de Fruticultura da ATeG, vou poder contribuir com meus produtores através do que foi aprendido durante a visita à propriedade."
Orgulho - Leandro Guimarães, filho do produtor Moacir Guimarães, conta que seu pai sempre o incentivou a permanecer no negócio da família e, com o passar dos anos e a evolução da produção, ele percebeu que seu lugar era ali.
Moacir Guimarães ressalta que criou um ambiente natural para que o filho pudesse despertar e sentir vontade de participar do negócio e se tornar uma liderança na propriedade.
Objetivo alcançado - A assessora técnica do Senar, Fernanda Nonato, acompanha de perto todas as etapas do programa e afirma que esse encontro foi disruptivo.
“Nesse encontro, os jovens se conectaram a grandes cases de inovação para alinhar e fortalecer suas iniciativas. O encontro foi dedicado a ajustar rotas, entender limites e possibilidades de escala e adequação às necessidades reais dos beneficiários. Eles saíram com a missão de aplicar esses aprendizados e, no próximo encontro, apresentar os impactos alcançados”, afirmou.
O terceiro e último encontro está previsto para os dias 5, 6 e 7 de dezembro.
Fotos: Daniel Fagundes