ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Senar Rondônia oferece curso de operador de máquinas agrícolas em Vilhena
Whatsapp image 2018 05 07 at 6 12 45 pm 1 0 465276002015287284621

Em 2018 foram oferecidas 10 turmas que atenderam 115 participantes

10 de maio 2018
Por Senar

Com objetivo de levar conhecimento e profissionalização ao homem do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RO) oferece uma série de cursos voltados à capacitação de trabalhadores que atuam na operação de máquinas agrícolas. Em 2018 foram oferecidas 10 turmas que atenderam 115 participantes, somente na região Sul do Estado. Um dos mais solicitados foi o de Mecanização Agrícola que também está incluído em um dos módulos do programa Agricultura de Precisão (AP).

Na avaliação do supervisor de cursos do Senar/RO na região sul, Kenny Freire, o aumento no número de demandas foi impulsionado principalmente nos últimos dois anos, com a implantação do programa. “A demanda com maior solicitação foi inicialmente a manutenção preventiva de tratores. No entanto, a visibilidade do programa resultou no interesse por outras capacitações como a Mecanização Agrícola que registrou 150 concluintes”, menciona.

A agricultura de precisão consiste na aplicação de tecnologia embarcada que avalia a variabilidade específica de cada propriedade. O produtor que adota o sistema terá como benefícios diretos a melhoria na gestão das atividades, já que o levantamento de informações permitirá a tomada de decisões baseadas em dados concretos.

O instrutor do Senar/MS responsável pelas turmas de Dourados e Rio Brilhante foi Eliel de Campos Boia que detalha o objetivo da capacitação. “Já faz algum tempo que os maquinários de lavoura são produzidos com tecnologia embarcada, porém, a maior dificuldade era encontrar operadores com conhecimentos de computador de bordo e GPS. No entanto, com o crescimento da Agricultura de Precisão aqui no Estado, os produtores estão correndo atrás, procurando aprender cada vez mais e também oferecer as capacitações para seus funcionários”, argumenta.

O superintendente do Senar/RO, Emerson Lira, pontua que a instituição está preparada para atender este público e que conta com o apoio dos sindicatos rurais, que atuam na ponta demandando quais as necessidades de cada região. “Nosso público alvo vai desde as empresas rurais até consultorias de assistência técnica. Por isso procuramos sempre buscar parcerias que proporcionem o melhor desempenho dos cursos, como por exemplo, em revendas de maquinários, entidades do setor e oficinas de manutenção. Os trabalhadores rurais precisam estar atentos às atualizações profissionais para que melhorem progressivamente a produtividade das lavouras em nosso Estado”, conclui.

Assessoria de Comunicação Sistema SENAR/FAPERON

Matérias Relacionadas