SENAR/SC incentiva a prevenção de doenças masculinas no meio rural
Ação de promoção da saúde vai realizar coleta de material para PSA, palestra sobre a prevenção de câncer de próstata e de pênis
Apesar de caracterizada como uma doença silenciosa e sem sintomas na fase inicial, o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens. Quando o tumor atinge um estágio avançado os sintomas mais comuns são a urgência e a dificuldade de urinar, fazendo com que o homem levante várias vezes durante a noite para ir ao banheiro. Preocupado com a saúde e qualidade de vida dos homens do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove nesta quarta-feira (31/05) mais uma edição do Programa Especial Saúde do Homem, em Monte Castelo.
O evento será promovido em parceria com o Sindicato Rural de Monte Castelo, a Secretaria de Saúde do município e a Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC). As atividades iniciarão às 8h no pavilhão da igreja da Comunidade Rodeio Grande e seguem até às 13h com o acompanhamento e auxílio do presidente do Sindicato Rural de Monte Castelo Hamilton Meidler e a supervisora do SENAR/SC na região norte Carine Weiss.
A programação contemplará coleta de material para exames de PSA, palestra sobre a prevenção de câncer de próstata e de pênis e consultas com os médicos urologistas da SUB/SC, Domingos Sávio Uliano Bertoldi e Juliano Brasil. Os produtores também terão acesso à ginástica laboral, barbearia, exame de glicose e de massa corporal (conferir com a Carine. A Secretaria Municipal de saúde de Monte Castelo fará a entrega dos resultados dos exames de PSA e os encaminhamentos e acompanhamentos médicos necessários após o evento.
“O objetivo é sensibilizar os homens do meio rural sobre a importância do diagnóstico precoce das principais doenças urológicas. Quando identificadas cedo podem ser tratadas e curadas. Nossa maior preocupação é com a saúde no campo, por isso investimos em ações e atividades de prevenção para garantir uma melhor qualidade”, observa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, para um diagnóstico precoce é importante que sejam feitos os exames anuais de rotina. “A prevenção é sempre o melhor caminho. Incentivamos que os produtores rurais catarinenses tenham como prioridade a sua saúde e de seus familiares. Por meio do programa esperamos conscientizá-los e motivá-los a adotarem hábitos saudáveis”, complementa.
Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br