Sergipe
Ação do Senar Saúde previne homens e mulheres contra o câncer
Senar/SE realiza exames preventivos no município de Japaratuba
Conscientizar homens e mulheres do campo sobre a prevenção do câncer de próstata e de mama é um dos objetivos do programa Senar Saúde. A última ação de 2019 aconteceu na última quinta-feira, 21, no município de Japaratuba.
O Senar Saúde é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE, que atende homens e mulheres do campo para prevenção do câncer de próstata e do colo do útero. Serão realizados exames de citologia, exames de PSA, testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatites B e C) e palestras educativas sobre a saúde do homem e da mulher.
A coordenadora do Senar Saúde, Valéria Vilanova, afirma que o programa tem um papel importante na prevenção do câncer de próstata e do colo do útero. “Realizamos exames e palestras educativas buscando conscientizar homens e mulheres do campo sobre a importância de se cuidar. Nas palestras educativas enfatizamos que este cuidado deve ser o ano todo, não só nos períodos de campanhas”, afirma.
A ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Japaratuba. A prefeitura Lara Moura destacou a participação da comunidade do povoado São José.
“Ficamos muito feliz com esta parceria que leva saúde para o homem e mulher do campo. Um público muito grande que está sendo atendido. Aqui no povoado São José conseguimos que muitos homens e mulheres se somassem no cuidado com o seu corpo. Quero agradecer esta parceria forte”, afirma.
Ação contou com a participação de mais de 150 homens. Seu Edgar dos Santos chegou cedo para realizar o exame de PSA. “Quase um ano que fiz esse exame. É a terceira vez que faço. Uma ação muito boa e sabemos que tem gente que se não for uma campanha assim, não faz o exame”.
A dona de casa Lenita dos Santos participou de todas as etapas do programa: palestra, exame de lâmina e teste rápido. “Achei muito boa essa ação por não gastamos nada e aqui perto. Fiz o exame de lâmina que já tinha uns três ano que eu não fazia. Tem que se cuidar”.