Notícias
Sistema CNA/Senar apresenta “A Arte que Vem do Agro”
![54321631905 1f55f26108 c](https://cna-portal-2022new.dotgroup.com.br/storage/arquivos/fotos/54321631905_1f55f26108_c.jpg)
Vídeo traz artistas criando arte com tintas feitas a partir de cascas e sobras de alimentos
Brasília (11/02/2025) - O Sistema CNA/Senar apresenta o vídeo “A arte que vem do agro”, que utiliza cascas e sobras de alimentos como cebola, beterraba, açafrão e outros vegetais para criar tintas naturais que viram obras de arte nas mãos de artistas brasileiros.
O vídeo mostra os artistas Marcella Sedlmaier e Toninho Euzébio criando com as tintas naturais um quadro que retrata o agro brasileiro.
“Essa ação faz parte de um esforço contínuo do Sistema CNA/Senar para aproximar o campo da sociedade e promover a conscientização sobre a importância do agro, não só na produção de alimentos e vestuário, mas também como uma fonte de cultura e inovação. A ação reforça que o agro é essencial para o Brasil e pode transformar vidas de muitas maneiras”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.
O produtor rural Cleiton Pereira, que também participa do vídeo, aprovou a iniciativa. “Essa homenagem traz um sentimento de satisfação ao mostrar, em forma de arte, um pouco do que fazemos no campo”, afirmou.
Para os artistas, o uso desses produtos trouxe uma nova perspectiva sobre o agro, que não se limita apenas à alimentação. Euzébio disse que não imaginava que vegetais poderiam ser utilizados para fazer tintas naturais e aprovou sua utilização.
Já Marcella, que é filha de produtor rural, destacou a importância de mostrar ao público que o agro vai além de uma fonte de alimentação. “O agro é muito mais. É cultura, arte, e impacta nossas vidas de tantas maneiras que, muitas vezes, nem percebemos”, disse.
O vídeo foi filmado na Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa, localizada no Distrito Federal, propriedade que se destaca pelas práticas sustentáveis e pela produção de vinhos premiados.
O proprietário, Ronaldo Triacca, vencedor do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 na categoria vinho tinto, destacou a importância do agro em todos os aspectos da vida, inclusive na arte. “É uma honra ser parte desse projeto”, disse.
Assista ao vídeo