Sistema CNA/Senar e ANA assinam acordo para promover qualificação na gestão da água no meio rural

Entre as ações estão previstas capacitação de produtores e desenvolvimento de material técnico
Brasília (23/04/2025) – O Sistema CNA/Senar e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinaram um acordo de cooperação técnica, na quarta (23), para promover ações conjuntas voltadas à gestão cada vez mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos no meio rural.
Durante a assinatura, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirmou que o Brasil precisa, mais do que nunca, avançar no uso da irrigação para aumentar a produção de alimentos, que a tecnologia é indutora do desenvolvimento e citou projetos que foram responsáveis pelo desenvolvimento de várias regiões no país.

“Precisamos fazer parcerias como essas para construir um futuro melhor. Colocamos à disposição nossa estrutura para que possamos avançar mais rápido e ter uma irrigação mais eficiente que atenda às necessidades dos produtores brasileiros.”
A diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, falou sobre a importância da parceria com o Sistema CNA/Senar e das ações que a agência já desenvolve voltadas à irrigação, entre estudos e mapeamento da área irrigada no país.

“O nosso grande objetivo é, com a capilaridade que a CNA tem, que essas informações cheguem aos produtores rurais, que a gente possa trocar dados e capacitar o setor. Podemos contribuir com informações e com a gestão de águas que temos feito no Brasil, focados na sustentabilidade da produção irrigada e na disponibilidade hídrica do país.”
O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, destacou que a irrigação é uma das tecnologias sustentáveis mais importantes para que o Brasil continue alimentando o mundo.

“Para isso precisamos de água e essa parceria é muito importante para costurarmos um planejamento estratégico de desenvolvimento da irrigação. Com as informações que a ANA e o agro brasileiro têm, vamos desenvolver o Brasil e ter uma estratégia muito mais assertiva e muito menos burocrática para desenvolver o agro irrigado.”
A cerimônia para a assinatura do acordo teve a participação de presidentes das federações de agricultura e pecuária estaduais, diretores e técnicos do Sistema CNA/Senar e da Agência Nacional de Águas.

Acordo – A cooperação prevê diversas ações como a capacitação de produtores e técnicos no uso racional da água, segurança de barragens, promoção da educação ambiental e da gestão participativa dos recursos hídricos.
Além disso, as instituições vão promover o desenvolvimento de conteúdos técnicos e metodologias voltadas ao uso eficiente da água, apoio à implementação de políticas públicas e ações integradas relacionadas à água no campo.
Após a assinatura, será criado um comitê gestor com representantes da CNA, Senar e ANA para planejamento e acompanhamento das ações.
Confira como foi a assinatura do acordo: