Sistema CNA/Senar e embaixada de Israel promovem evento em comemoração ao Dia Mundial da Abelha
Seminário ocorreu na quinta (18), em Brasília
Brasília (18/05/2023) – Em comemoração ao Dia Mundial da Abelha, o Sistema CNA/Senar promoveu, em parceria com a Embaixada de Israel, um seminário na sede da Confederação para discutir temas de interesse do setor apícola.
O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, representou o presidente da CNA, João Martins, e destacou na abertura as ações do Sistema CNA/Senar para capacitar e transferir tecnologias, falou da importância da criação de abelhas como alternativa de renda e de produção sustentável, e mostrou como as características empreendedoras dos produtores rurais brasileiros podem ajudar a desenvolver cada vez mais o setor.
“O Brasil tem cerca de 100 mil apicultores, segundo dados do Censo, que produzem 56 mil toneladas de mel por ano. Precisamos cada vez mais profissionalizar a produção de mel para que os produtores rurais e seus familiares tenham uma vida digna”, afirmou Daniel.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, disse que o país produz 3,6 mil toneladas de mel por ano, mas a vantagem competitiva do país não está no volume de mel produzido, mas nos novos métodos e tecnologias utilizados para prolongar a vida das abelhas, evitar doenças e parasitas e estimular alternativas de produtos vindos da abelha.
“Tudo isso é possível por meio de um sistema avançado de pesquisa, da cooperação entre pesquisadores e produtores, e de um ecossistema que apoia novos produtos e procura de soluções mais criativas”.
Ainda na abertura, o adido agrícola da Embaixada de Israel no Brasil, Ari Fischer, fez uma apresentação sobre a criação de abelhas no país israelense e a importância da atividade na economia do país. “A apicultura em Israel é uma atividade relevante e crescente. A produção de mel em Israel é principalmente realizada em áreas rurais e em pequenas fazendas e o produto é reconhecido por sua alta qualidade e sabor distinto”.
Fischer explicou que Israel foi e tem sido pioneiro no desenvolvimento de tecnologias modernas para a apicultura, como alimentação suplementar inteligente; equipamentos para extração de mel; seleção genética; manejo integrado de pragas; abordagens ecológicas, entre outros.
Números – De acordo com dados da Pesquisa Pecuária Municipal 2021 do IBGE, os maiores produtores de mel do Brasil são Rio Grande do Sul (9,2 mil toneladas), Paraná (8,4 mil) e Piauí (6,9 mil toneladas). Em 2021, a produção total no país foi de 56 mil toneladas e o volume exportado foi de 47 mil toneladas. Conforme os dados, 84% do volume de mel produzido pelo Brasil foi para o mercado externo, segundo a ComexStat.
Veja como foi o evento:
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte