Sistema CNA/Senar promove ações no segundo dia de Semiárido Show

Evento ocorre até sexta (4), em Petrolina (PE)
Brasília (02/08/2023) – O segundo dia do Semiárido Show contou com uma programação diversificada do Sistema CNA/Senar. O evento ocorre até sexta (4) na sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE).
Na parte da manhã, o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Costa, apresentou os resultados do AgroNordeste. Na primeira fase, o programa atendeu mais de 31mil propriedades, superando a meta de 25mil. Já na segunda, segue com a Assistência Técnica e Gerencial de mais 17 mil produtores rurais.

“Mostramos os resultados que contribuíram para a transformação de milhares de famílias rurais na região Nordeste e no semiárido de Minas Gerais em 31 atividades produtivas, como bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, hortaliças, ovinocaprinocultura, apicultura e piscicultura.”
Em sua apresentação, o coordenador destacou indicadores econômicos positivos a partir da melhoria da gestão da propriedade.
Na parte da tarde, a Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais promoveu uma reunião no formato híbrido para debater temas relevantes ao setor.

O encontro foi conduzido pela vice-presidente do colegiado, Elienai Trindade.
Na abertura, o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, apresentou um panorama do agro e sua relevância econômica ao País e as principais ações do Sistema CNA/Senar voltadas aos empreendedores familiares rurais.
“O nosso agro é diverso em produção, em mercado e em finalidade. Dessa maneira, atuamos em diversas frentes, como por exemplo, a ampliação do prazo para a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal eletrônica somente a partir de maio de 2024 e na construção de uma proposta de reforma tributária que atenda às necessidades dos pequenos produtores”, destacou o diretor.
Silva ainda mencionou outras ações para fortalecer os empreendedores familiares rurais, como o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais; a consultoria jurídica do projeto Cadec Brasil, além da campanha contra a Peste Suína Clássica que imunizou mais de 130 mil suínos em Alagoas gratuitamente.
Durante a reunião, o assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, apresentou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024.

Quem passou pelo estande do Sistema CNA/Senar no Semiárido Show teve a oportunidade fazer um tour virtual em 360º do Senar, em óculos de realidade aumentada, para conhecer uma queijaria artesanal; um apiário e o processo de produção do mel, além do funcionamento de uma máquina de pulverização autopropelido.
O consultor de exportações da CNA, Roberto Vianna, apresentou o projeto Agro.BR aos técnicos de campo da ATeG presentes na feira. A iniciativa, feita em parceria com a Apex-Brasil, tem o objetivo de ampliar a pauta exportadora brasileira. Para conhecer, acesse: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/agro-br

No estande do Sistema CNA/Senar há feira de produtores atendidos pela ATeG e produtos do Agro.BR
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Elienai Trindade e Gabriel Meneses(Faeb/Senar-BA) e Marina Zimmermann
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
youtube.com/agrofortebrasilforte