Sistema CNA/Senar reúne jovens para troca de conhecimento e experiência
Representantes de 23 Estados estiveram em Brasília
Brasília (14/08/2023) – O 1º Encontro Nacional da 5ª edição do CNA Jovem reuniu, no final de semana em Brasília, jovens de 23 Estados para uma maratona de atividades que incluiu visitas, palestras e dinâmicas em grupo.
As atividades começaram na sexta (11), com uma oficina sobre o processo legislativo e uma visita guiada ao Congresso Nacional e palestras como a do alpinista Cristiano Muller, 16º brasileiro a escalar o monte Everest. Ele abordou seu desafio na preparação para escalar um dos pontos mais altos do mundo.
No sábado (12) pela manhã, os jovens assistiram as palestras "Tendências para o futuro do agronegócio", com o especialista Gui Rangel; "Integração das novas lideranças do setor", com o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, que anunciou o lançamento da Comissão Nacional de Novas Lideranças do Agro; e participaram de um bate-papo sobre "Novas estratégias de comunicação" com a chefe da Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/Senar, Cecília Kobayashi.
À tarde, o grupo participou de uma oficina de inovação com a equipe do especialista Paulo Henrique Leme, do Centro de Estudos Avançados em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (Agritech|Ufla). A ideia foi trabalhar o desenvolvimento de soluções usando ferramentas específicas que atendessem demandas dos produtores rurais em diversas áreas. No final do dia, os jovens puderam aperfeiçoar as técnicas de liderança por meio do trabalho em equipe.
No domingo (13), o foco das atividades foi avaliar os resultados das oficinas e dinâmicas do dia anterior, analisar e construir um consenso relacionado a temas de interesse do setor com a mediação dos especialistas em polêmicas e conflitos Sérgio Harari e Philipe Lantos, mentores do programa.
Aprendizado - Para os jovens, participar do programa proporciona aprendizados, troca de experiências e autoconhecimento. Ruan Carlos Meireles, 27, técnico em agropecuária e futuro veterinário de Ruy Barbosa (BA), conta que poder atuar no setor e ser estimulado a trazer soluções para os produtores da sua cidade é o seu principal motivador.
Ele foi criado no campo, vem da agricultura familiar e diz que deseja encontrar alternativas para desenvolver a pecuária leiteira do município. "Já temos iniciativas para fortalecer essa cadeia, mas é preciso traduzi-las para a realidade de Ruy Barbosa, trazendo bons exemplos, tentando corrigir o que não deu certo, resgatando a referência que o município já teve e tornar a pecuária leiteira uma bandeira local."
Maria Vitória Proença, 26, técnica em agropecuária de Caçador, em Santa Catarina, afirma que o CNA Jovem "transforma a vida dos jovens e é um programa de grande aprendizado e conexões."
Vitória disse ainda que está pensando em soluções que sejam assertivas para a cadeia produtiva da pecuária de corte do seu município, onde ela e a família tem propriedade. "Fiz várias entrevistas com pecuaristas, técnicos de campo e veterinários ligados a sindicatos rurais para saber das demandas e estar capacitada para atendê-las."
A agrônoma e produtora de frutas em Boa Vista (RR), Eduarda Franco, disse que tem sido "maravilhoso e gratificante" representar seu estado e a Federação do Estado (Faerr). "O CNA Jovem é inovador com palestras e temas relevantes e importantes para o setor."
A jovem explicou que pretende encontrar soluções para a produção de café arábica em uma comunidade indígena do estado. "Com o CNA Jovem consegui destacar esse grupo e gerar soluções para os produtores da comunidade indígena Kauê."
Daniel Ferreira Alves, 27, de São João Evangelista (MG), é técnico em agropecuária, engenheiro florestal e produtor rural. A família do jovem trabalha com a produção de mel, plantio de eucalipto para celulose e gado de leite. Ele afirma que estar no CNA Jovem o ajuda de várias formas nas atividades no campo. "O programa prepara para sermos mais competentes, além disso, podemos contar com o suporte do Sistema CNA/Senar e da Faemg", afirmou.
Alves ressalta que, com os conhecimentos adquiridos, pretende encontrar soluções para contribuir com o desenvolvimento da região de São João Evangelista, que é formada, em grande parte, por pequenos produtores de leite. "A gente tem recurso, informação, tem gente boa, mas precisa unir isso tudo para tornar a região mais desenvolvida."
De Campo Grande (MS), o jovem Rafael Dias Riedel, 23, administrador de empresas, afirma que a experiência no programa está sendo positiva, uma oportunidade de conhecer pessoas que vão influenciar o agro nacional.
"O CNA Jovem tem um propósito para cada um e, para mim, tem sido muito reflexivo, muito importante para minha posição e para os jovens que estão aqui como futuros líderes”.
Na avaliação da diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, o encontro presencial permite interagir com outros jovens e com a equipe de profissionais.
"Destaco o engajamento e a alegria por estarem juntos de forma presencial, trabalhando e aplicando o conhecimento que receberam. É uma satisfação muito grande para toda nossa equipe ver esses jovens colocando seus propósitos em prática."
A 5ª edição do CNA Jovem iniciou em novembro de 2022 com etapas estaduais e atividades online. Esse foi o primeiro de um total de três encontros nacionais que os jovens irão participar até a etapa final, prevista para o final desse ano.
Para mais informações sobre o programa, acesse: www.cnajovem.org.br .
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte