Sistema Faema/Senar marca presença e protagonismo na primeira ExpoMatinha
Com ampla programação técnica, vitrines tecnológicas e cursos voltados ao campo, o Sistema Faema/Senar reforça seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio na Baixada Maranhense
Leocândida Rocha
Fonte: SENAR-MA
Com intensa programação, o Sistema Faema/Senar mais uma vez se destacou por seu protagonismo durante a primeira ExpoMatinha, realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no município de Matinha. O evento marcou a inserção definitiva do município no calendário das grandes feiras agropecuárias do Maranhão, reunindo centenas de produtores rurais, empreendedores e visitantes interessados em conhecimento e inovação para o campo.
O Espaço do Produtor, coordenado pelo Senar, foi um dos pontos altos da feira. O local reuniu vitrines tecnológicas e oficinas conduzidas por técnicos de campo especialistas em Apicultura, Cerca elétrica, Hidroponia, Piscicultura, Fertilidade do solo, Fruticultura, Silagem e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Além disso, o público acompanhou demonstrações das Oficinas Tecnológicas de Transformação da mandioca em farinha e da cana-de-açúcar em cachaça, experiências que chamaram a atenção dos visitantes pela aplicabilidade no dia a dia rural.
Instituição de referência
Durante os dois dias de evento, o Sistema Faema/Senar também promoveu cursos práticos de Silagem, Pilotagem de drones, Beneficiamento de pescado, Bovinocultura de corte – Manejo e Operação e manutenção de tratores agrícolas, capacitando uma média de 150 produtores rurais. A ação reforçou o papel do Senar como instituição de referência na formação profissional e na disseminação de tecnologias para o campo maranhense.
“Eu quero registrar a minha gratidão ao Sistema Faema/Senar pelo empenho e participação, por trazer à nossa cidade o que há de melhor em vitrines e capacitação. Nos sentimos muito honrados e parabenizamos toda a equipe pelo apoio e suporte ao nosso evento”, destacou Domingos Ferreira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Matinha.
Para o presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, o sucesso da Feira é resultado da união de esforços entre as instituições e o Sindicato Rural.
“O Sindicato foi muito assertivo e buscou trazer o melhor dos cursos e atividades, priorizando aquilo que é realmente importante para os produtores rurais. Nós, do sistema Faema/Senar, atendemos ao chamado e viemos com uma programação fundamental, voltada ao conhecimento e à tecnologia”, ressaltou o gestor.
O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, também elogiou a iniciativa e a parceria com o Sindicato Rural de Matinha. “O trabalho realizado aqui demonstra a sintonia que temos com o Sindicato, que vem se preocupando em oferecer ao homem do campo conhecimento para aplicar nas suas atividades dentro da propriedade”, concluiu.